terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sobral mantém índice zero de infestação do mosquito da dengue



Desde o ano passado, quando o Ministério da Saúde divulgou o Mapa da Dengue no Brasil, ou seja, a situação de risco de transmissão de dengue de acordo com os índices de infestação pelo Aedes aegypti no Levantamento de Índice Rápido Amostral (LIRAa), o município de Sobral mantém o índice zero de infestação do mosquito da dengue. Este ano, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Sobral reforça a importância de manter esse índice em 2012.
Para isso, a Secretaria vai continuar com o intenso trabalho de fiscalização dos agentes de endemias e, principalmente, estimular a participação da população no combate ao mosquito. De acordo com o Centro de Zoonoses, Sobral está fazendo seis ciclos de visitação às casas. Além das visitas, outras ações estão sendo realizadas. Uma das armas utilizadas pelo município para o combate a dengue é uma armadilha específica para o vetor. No local, o mosquito pode ser atraído pela água e por uma palheta onde ele pode pôr os ovos. Semanalmente os agentes visitam as casas onde foram colocadas as armadilhas para saber se há mosquito na região. O equipamento está instalado em mais de 300 residências de Sobral.

Um comentário:

  1. Evitar a proliferação da dengue depende de cada um de nós. Além de cuidar da sua casa, falar com seus vizinhos, manter contato com sua prefeitura sobre focos da doença, você pode utilizar esse espaço para conscientização.
    Seja parceiro do Ministério da Saúde na mobilização contra o mosquito da Dengue. Divulgue em seu blog nosso material. Entre em contato com comunicacao@saude.gov.br e solicite o selo, participe da campanha.
    Saiba mais: http://bit.ly/bMMVKT ou http://bit.ly/2Bkb8G
    Siga-nos no Twitter: www.twitter.com/minsaude
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude

    ResponderExcluir