segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Governador Cid Gomes lança capacitação para 45 casas digitais do campo nesta segunda-feira (23)


O Projeto Casa Digital do Campo lança nesta segunda-feira (23) capacitação para as 45 primeiras casas digitais do campo implantadas no Ceará, em 2012. A capacitação acontece às 8h30, no Parque de Exposição Governador César Cals. O evento irá reunir parceiros do projeto e representantes das 45 comunidades rurais beneficiadas. Estarão presentes: O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, a coordenadora do Projeto Territórios Digitais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rossana Moura, e Cristiano Passos, da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações (MiniCom).
De acordo com a coordenadora do projeto, Sandra Bandeira, meta da SDA é inaugurar 151 casas digitais e contratar 30 facilitadores, em 2012. 15 desses facilitadores serão selecionados nas comunidades onde há Casa Digital. Eles irão formar em torno de seis mil Agentes de Inclusão Digital do Campo, atendendo a 71 municípios e beneficiando cerca de trezentos mil moradores. “Os Agentes de Inclusão Digital transmitem voluntariamente a outros moradores os conhecimentos adquiridos”, frisou. A capacitação dos facilitadores inicia em fevereiro e os cursos nas comunidades começam em março.
No Ceará, já existem 30 casas digitais do campo em funcionamento. O projeto conta com investimento total superior a R$ 15,2 milhões, oriundos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Governo Federal. Cada casa recebe recurso de R$ 61.745 reais. O Projeto Casa Digital do Campo é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o MDA e o MiniCom.
O equipamento é um espaço público, gratuito e de gestão compartilhada entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos que contribuem para inclusão digital dos povos do campo e para a superação das dificuldades de permanecer no meio rural. O MiniCom doa um kit para cada Casa Digital, contendo 10 computadores, um servidor de informática, uma impressora, um roteador Wireless, 10 estabilizadores, um datashow, mobílias (cadeiras, mesas e armário) e um ponto de Internet banda larga (Gesac).

20.01.2012
Assessoria de comunicação da SDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário