segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Luizianne: prévias são legado da democracia do PT


A prefeita Luizianne Lins disse que a realização de prévias não é sua primeira opção para escolher o candidato do PT a prefeito de Fortaleza, mas considera natural a possibilidade de os pré-candidatos serem escolhidos em votação entre os filiados. “Claro que eu queria que chegássemos ao consenso, mas, se precisar de prévias, vou tratar naturalmente”, disse a prefeita, em trecho inédito da entrevista à jornalista Marcela Belchior. Outras declarações de Luizianne na mesma conversa foram publicadas no O POVO de ontem.
“É um legado da democracia que o partido conquistou”, em defesa das prévias, acrescentou a prefeita – e também presidente estadual do PT. E ela acredita, inclusive, que o nome que eventualmente escolhido na votação sai fortalecido. “Acho que as prévias fortalecem o candidato que sair. E também o partido, do ponto de vista do debate político”.
Ela confirmou que o representante petista na escolha de seu sucessor deverá sair entre um dos cinco nomes definidos há uma semana: Acrísio Sena, Artur Bruno, Camilo Santana, Elmano de Freitas ou Guilherme Sampaio. Ele não fez referência à possibilidade de o senador José Pimentel concorrer.
“Esses cinco nomes participaram do processo de debates e agora estão oficializados. A lista está aberta para que possam retirar ou reafirmar seus nomes, até 30 de março, que é o prazo definido pelo PT para definir se vai resolver no encontro municipal ou vai para as prévias, se tiver mais de um candidato”.
Agora, o PT inicia processo de debate entre os candidatos. Em 13 de fevereiro, será comemorado o aniversário do partido, que completa 32 anos três dias antes. Na ocasião, haverá plenária para apresentar os pré-candidatos. A partir daí, serão realizados debates de propostas entre eles. “Se existe uma coisa que não vão poder falar é que não debatemos até a exaustão, de que o candidato foi de cima pra baixo”, afirmou Luizianne.
Catanho
Luizianne também fez elogios ao seu articulador político, Waldemir Catanho, favorito para concorrer, mas que recusou a indicação. “Catanho é um ser humano tão maravilhoso que ele foi capaz de compreender que talvez não fosse o melhor perfil dele o de candidato. Não queria assumir uma coisa que achava que não era para ele, não dava para a alma dele”. 
 SERVIÇO 
 Jogo Político
Sexto nome que pode surgir no PT, José Pimentel será entrevistado hoje, por Fábio Campos, na TV O POVO
Quando: hoje, às 20h30min
Canais: 48 (UHF), 23 (NET) e 11 (TV Show)
 Prévias
O secretário estadual da Cultura, Francisco Pinheiro, defendeu prévias para a escolha do candidato em Fortaleza, em reunião da tendência Esquerda Popular e Socialista (ELS) no Estado. Sinal de que a hipótese começa a ganhar corpo.
 As opções do PT para a Prefeitura
 Acrísio Sena 
Dos cinco, é o principal expoente dos grupos que eram considerados radicais no PT. Por razões óbvias, é visto com simpatia entre os vereadores da base aliada. Ele e Elmano são os únicos que apoiaram Luizianne desde o 1º turno em 2004.
Artur Bruno
Por seguidas eleições para deputado estadual e, agora, federal, vem sendo o parlamentar mais votado em Fortaleza. É o mais conhecido, o que largaria com maior percentual e, também, o mais obstinado em concorrer. mas é visto com certa reserva. 
 Camilo Santana
Deputado estadual mais votado do Ceará na última eleição, tem história ligada ao Cariri, onde chegou a assumir temporariamente a Prefeitura de Barbalha. Tem o apoio de Cid, o que faz com que seja visto com reservas dentro do PT. 
 Elmano de Freitas
Representa o grupo de Luizianne – a Democracia Socialista (DS) – entre os pré-candidatos. Foi assessor da prefeita, coordenou o Orçamento Participativo e é hoje secretário da Educação. É o único dos pré-candidatos do PT sem mandato eletivo. 
 Guilherme Sampaio
Vereador e ex-líder de Luizianne, entrou na política bastante vinculado a Artur Bruno. Na liderança da prefeita, aproximou-se do Executivo. Dono de escola particular, tem na educação sua principal bandeira, assim como Elmano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário