quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Pagamento do IPVA pode ser parcelado em até 4 vezes no cartão de crédito


Como já é tradição, no mês de janeiro, já começam a chegar na residência dos contribuintes as parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A novidade para 2012 é que o IPVA poderá ser parcelado em até quatro vezes no cartão de crédito, inclusive garantindo o desconto na parcela única.
Mesmo com o parcelamento em até quatro vezes, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, diz que é difícil mensurar se esta será a opção preferencial dos proprietários de veículos. “Em 2011, 42% dos pagamentos foram à vista. Com esta mudança, não sei se mais pessoas vão migrar para essa opção”, afirma.
Mauro Filho lembra ainda que o valor do IPVA 2012 está, em média, 10,45% menor do que o valor venal do veículo. “Se eu reduzo além da tabela Fipe a inadimplência cai”.O secretário diz que os boletos deverão chegar até o dia 31/1. Mas, se até o dia 24/1 isso não acontecer, ele sugere que o dono de veículo vá no site da Sefaz e imprima o boleto. Pagamento pela internet só no site do Banco do Brasil.
Pessoas com deficiência física poderão solicitar isenção do imposto. Para isso, devem procurar o departamento médico do Detran (Maraponga) e obter um laudo que será entregue no setor de Protocolo (de qualquer núcleo da Sefaz) com pedido de isenção. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário