A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará apresentou nesta sexta-feira (27) o Plano de Contingência para a Quadra Chuvosa de 2012. O coordenador da Defesa Civil, Coronel BM Heraldo Maia Pacheco, enfatizou a importância da integração entre todos os órgãos e a sociedade civil na prevenção de desastres.
A Cedec dispõe de recursos materiais para assistência humanitária no caso de inundações em todo o Estado e um quadro de 45 servidores para articular ações de preparação e de atendimento às emergências.
O diferencial apresentado para agilizar as ações da defesa civil são as informações dos órgãos de monitoramento, como a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Com as informações dos radares é possível direcionar ações para redução de danos causados por fortes chuvas.
Também é acompanhado o monitoramento do nível dos reservatórios hídricos do Estado, disponibilizado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), além das informações das áreas de risco de inundação e de deslizamento.
*Com informações da Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário