sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Governo Federal anuncia construção de 60 mil cisternas em todo o país


O Governo Federal vai construir 60 mil cisternas em todo o país em parceria com a Fundação Banco do Brasil. O anúncio foi feito hoje pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello
De acordo com a ministra, as cisternas são uma tecnologia social já conhecida e de grande importância, sobretudo para o Nordeste brasileiro, onde há um grande número de agricultores familiares. Ela avaliou que, de todos os males provocados pela extrema pobreza, a falta de acesso à água potável é o mais severo.
“Com o Banco do Brasil, vamos construir 60 mil cisternas este ano, mas a ideia é que, com ONGs [organizações não governamentais] e governos estaduais, a gente consiga atingir a meta de construir 750 mil cisternas até o ano que vem”, disse durante os debates do Fórum Social Temático (FST) 2012, em Porto Alegre.
As cisternas consistem em reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa da família, com capacidade para armazenar até 16 mil litros de água da chuva captados do telhado. A quantia é suficiente para suprir a necessidade de consumo básico de uma família de cinco pessoas por até oito meses.
*Com Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário