sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Funceme divulga prognóstico da quadra chuvosa de 2012





Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) divulga nesta sexta-feira (20), às 9 horas, o resultado oficial do prognóstico da quadra chuvosa de 2012, correspondente aos meses de fevereiro, março, abril e maio (correspondentes à estação chuvosa no semiárido Nordestino, incluindo o Ceará). 
O documento está sendo elaborado nesta quinta-feira (19) por representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia dos estados no Nordeste, além de CPTEC/INPE, INMET, Instituto Internacional de Pesquisas do Clima e da Sociedade (IRI – EUA) e Escritório de Meteorologia do Reino Unido (UK Met Office).
No relatório serão apontadas as probabilidades de cada categoria referente ao período chuvoso no Estado (em torno da média histórica, acima da média e abaixo da média). É importante lembrar que a média de precipitação no Ceará entre fevereiro e maio é de 750mm a 800mm. O resultado do prognóstico será anunciado no auditório da Funceme (Av. Rui Barbosa, 1246 – Aldeota).
 
La Niña
Desde novembro de 2011, a Funceme divulga boletins Clima Alerta, nos quais fica evidenciado um resfriamento anômalo da Temperatura de Superfície do Mar (TSM) no Oceano Pacífico equatorial. Este resfriamento é conhecido também como fenômeno La Niña. Para o primeiro semestre de 2012, há uma consolidação do La Niña e este fator indica, historicamente, uma tendência de não haver chuvas abaixo da média no Ceará. Entretanto, os meteorologistas também precisam levar em consideração a análise da TSM do Oceano Atlântico equatorial, que está sendo feita durante o Workshop, que acontece até esta sexta-feira (20), para apontar como será a quadra chuvosa no Estado.
Em sua 14ª edição, o Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino promove uma discussão sobre 'O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil', reunindo pesquisadores e gestores das principais instituições do País. Além disso, a programação do evento também inclui um curso sobre Salinidade e Umidade do Solo a partir de dados do satélite SMOS.  O workshop acontece  no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2.500 – Meireles).

Nenhum comentário:

Postar um comentário