quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pechinchar antes da compra nunca é demais



Com a chegada do novo ano, é comum que apareçam as tradicionais demandas de janeiro. Resoluções a cumprir, impostos a pagar, material escolar para adquirir. Desde dezembro de 2011, os colégios já facilitaram a vida dos pais dos alunos, que poderiam preferir comprar os produtos com antecedência, ainda no último mês do ano. Aos que ainda não adquiram e nem iniciaram a pesquisa de preço: sem estresse. O Jornal O Povo, na edição desta segunda-feira (9) fez um levantamento de dicas sobre como pechinchar e preços de material didático em seis livrarias do centro de Fortaleza.
Aos pais é imprescindível a informação que diz respeito aos direitos presentes no Código de Defesa do Consumidor. Você sabia que, segundo o artigo 39, proíbe-se que a escola exija a aquisição de uma marca específica de material ou que apenas aceite que o material seja adquirido no próprio estabelecimento de ensino?
A pesquisa indica alta variação nos preços das mesmas mercadorias em diferentes livrarias e deve ser analisada com cautela. Aquela variação de 245% tão comentada por aí não considera que os produtos são de fabricantes diferentes. Um caderno comum da Tilibra de dez matérias custa, por exemplo, R$ 10. Já o caderno da Tilibra de dez matérias do Ben 10 sai por R$ 20. Existe uma questão de compra comercial por trás que a pesquisa não considera.

SAIBA MAIS
Itens proibidos de constar na lista de material escolar:
Álcool, flanela, toner ou cartucho para impressora, liga amarela, caixa de lápis, caixa de borracha, resma de papel A4, caixa de caneta esferográfica, papel para computador, algodão, giz ou pincel para quadro, copo descartável, apagador, disquetes, CDs, DVDs equipamentos de informática, pastas organizadoras, material de escritório sem uso individual , grampeador e grampos, corretivo, material de limpeza em geral e papel higiênico.

Como pechinchar na compra do material escolar?
1 Antes de sair para fazer as compras, não esqueça de procurar em casa quais itens você já tem.

2 Mesmo que achar um produto barato, pechinche. Você não tem nada a perder.

3 Procure aproveitar os descontos à vista. Muitas livrarias dispõem desse tipo de abatimento.

4 Não ceda ao conforto de comprar todos os itens em uma loja só. Os preços variam muito de uma livraria para outra. Saiba como e onde procurar cada produto..

Fonte: Portaria 03/2008 do DECON/CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário