quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mais de R$ 1,5 bilhões podem ser devolvidos aos cofres públicos, diz CGU


O Governo pode recuperar R$ 1,8 bilhões para os cofres públicos após a conclusão de processos de tomadas de contas especiais, de acordo com a Controladoria Geral da União (CGU). Segundo a CGU, o valor representa um crescimento de quase 5,5% em relação ao ano de 2011 quando o órgão analisou e concluiu 744 processos que são encaminhados para o Tribunal de Contas da União (TCU) para providências.
A maioria dos processos de tomadas de contas especiais, encaminhados pelo governo federal ao TCU, tem como causa a "omissão do dever de prestar contas", seguido de "irregularidades na aplicação dos recursos".
Para o secretário federal de Controle Interno da CGU, Valdir Agapito, os processos de tomadas de contas especiais apontam, em cada ação de governo, as irregularidades que causaram prejuízos aos cofres da União.
"É com as TCE's [tomadas de contas especiais] que se apuram os casos em que houve prejuízo, quantificam-se esses prejuízos, identificam-se e notificam-se os responsáveis, e, ao final, elas são encaminhadas ao TCU, para o julgamento e a aplicação das penalidades", disse o secretário.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário