quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Mais de 100 Unidades Básicas de Saúde foram concluídas pelo governo do Estado


Na maioria dos 150 municípios contemplados com a construção de 153 Unidades Básicas de Saúde da Família pelo governo do Estado, as obras já foram concluídas. Em 102 municípios as UBSF estão prontas e em grande parte funcionando plenamente. É o caso da Unidade Básica de Saúde da Família de Croatá, na macrorregião Norte, uma das primeiras a abrir as portas para a população. Segundo a secretária de saúde municipal, Sônia Farias Rodrigues, desde julho a população do distrito de Betânia é atendida na nova unidade, com serviços médicos e odontológicos. Ela informa que “além de assegurar mais acesso aos serviços da atenção básica e qualidade de acolhimento às gestantes, idosos, crianças no horário comercial de segunda a sexta-feira, a nova unidade funciona também à noite nas terças-feiras, das 19 às 22 horas para atender trabalhadores que não têm tempo de cuidar da saúde durante o dia”.

Outro município onde a Unidade Básica de Saúde da Família construída com recursos do governo do Estado também já teve as obras concluídas é Várzea-Alegre, na região do Cariri. Lá, a nova unidade, localizada no bairro Varjota, começa a atender a população agora em janeiro, segundo o prefeito José Hélder Máximo de Carvalho. Para ele, “a estrutura do prédio, os equipamentos e as condições de funcionamento, com ar-condicionado nos consultórios, fazem a diferença na qualidade da assistência”. O prefeito destaca ainda “a garantia da acessibilidade em todas as instalações da nova UBSF para as pessoas com deficiência, incluindo banheiros adequados”. Todas as novas unidades, independentemente do município, têm os mesmos padrões de construção, baseadas em normas da Agência Nacional de Saúde do Ministério da Saúde.

Critérios
O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, lembra que os 150 municípios conquistaram as Unidades Básicas de Saúde da Família com base em critérios. Entre eles, comprovação de cobertura do PSF igual ou superior a 70%, pelo menos 90% das gestantes recebendo quatro ou mais consultas e ainda adesão aos consórcios públicos de saúde como estratégia de gestão das unidades de saúde regionais. No total, as 153 UBSF representam um investimento de R$ 26. 799.000,00, recursos 100% do governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário