terça-feira, 13 de novembro de 2012


O Brasil ocupa o 14º lugar entre os países com maior número de alunos estudando em universidades nos Estados Unidos.
O Brasil ocupa o 14º lugar entre os países com maior número de alunos estudando em universidades nos Estados Unidos.
O relatório Open Doors, divulgado nesta segunda-feria [12], mostra que o número de estudantes estrangeiros em faculdades e universidades norte-americanas aumentou 6%, atingido um recorde de 764.495 alunos, no período de 2011 e 2012.  No total, segundo o estudo, 9.029 brasileiros estão matriculados em universidades nos Estados Unidos. O embaixador dos EUA no Brasil, Thomas Shannon, disse que há um esforço conjunto entre norte-americanos e brasileiros para aumentar o número de estudantes do Brasil em instituições de ensino superior do país, por intermédio, do Programa Ciência sem Fronteiras. 
Em abril, a presidenta Dilma Rousseff foi aos Estados Unidos e a discussão sobre o Programa Ciência sem Fronteiras ocupou parte das reuniões. A proposta do governo é enviar 100 mil pesquisadores, em quatro anos, para diversos países, sendo 20 mil só para os Estados Unidos.  O governo promete custear 75 mil bolsas e que a iniciativa privada viabilize mais 25 mil. O programa inclui desde bolsas do tipo sanduíche [em que parte do curso é feita no Brasil e outra parte no exterior] de graduação até pós-doutorado em 18 áreas de tecnologia, engenharia, biomedicina e biodiversidade. 
O relatório Open Doors é publicado anualmente pelo Instituto de Educação Internacional [IEI] em parceria com o Escritório de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos Estados Unidos. Nesta terça-feira [13] os detalhes do documento serão apresentados em uma entrevista coletiva da secretária de Estado adjunta, Ann Stock, e do presidente e diretor executivo do instituto, Allan E. Goodman. 
Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário