terça-feira, 20 de novembro de 2012


Governador Cid Gomes abrirá concursos da PM e Bombeiros 


A Segurança Pública do Ceará vai receber, em 2013, um incremento importante em seu atual efetivo. Pelo menos 2.500 novos agentes públicos serão incorporados aos contingentes das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar. Dois concursos deverão ser realizados, um deles para o preenchimento de 300 vagas nos Bombeiros (30 para oficiais e 270 para praças) e, ainda, 200 para oficiais (tenentes) da PM.
Além disso, a Polícia Militar terá incorporado ao seu atual contingente, mais 2 mil soldados, oriundos do concurso realizado neste ano. Mil deles já estão concluindo o curso de formação na Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e deverão estar nas ruas a partir do primeiro semestre de 2013. Outros mil serão convocados no decorrer do ano que se avizinha.
Evento
Na manhã de ontem, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, coronel Francisco José Bezerra, revelou, com exclusividade, ao Diário do Nordeste, o aumento do efetivo.
Francisco Bezerra presidiu a solenidade de abertura do I Encontro de Gestores dos Órgãos de Ensino do Sistema de Segurança Pública do Nordeste (Engesp/NE), evento que está sendo realizado na sede da Academia Estadual da Segurança Pública do Estado (Aesp).
Sobre o encontro, Bezerra destacou a importância de eventos desse porte para que seja buscado um padrão curricular e aperfeiçoamento na formação dos agentes de Segurança.
O titular da SSPDS lembrou, ainda, que o Ceará é o único Estado do Nordeste a formar agentes de segurança pública em uma mesma instituição, se referindo à Aesp, que reúne em seus cursos membros das quatro corporações integrantes do sistema, isto é, PM, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense (Pefoce).
Bezerra destacou, ainda, que , cada Estado tem problemas pontuais relacionados à violência e cada uma das situações requer uma forma específica de atuação das autoridades estaduais.
Recordes
Bezerra lembrou que na gestão vêm sendo batidos recordes de apreensões de drogas e armas. "Apesar desses feitos, o policiamento será intensificado", afirmou. Ao analisar o crescimento da violência, o secretário da Segurança Pública entende que a legislação penal é muito benevolente. Ele citou casos de pessoas que respondem a vários processos, inclusive pela prática de crimes hediondos, porém aguardam o pronunciamento da Justiça em liberdade.
Neste ano, também, a Polícia Civil, através da sua Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), prendeu quase uma centena de pessoas acusadas de envolvimento em ataques a bancos. Diversas quadrilhas foram desarticuladas após investigações conjuntas da DRF com os setores de Inteligência da SSPDS e da PM.
Mais recentemente, a SSPDS realizou, junto com o Exército, uma operação que resultou na apreensão de aproximadamente 700 quilos de explosivos e acessórios que estavam sendo comercializados irregularmente, com risco de ir parar nas mãos de assaltantes de bancos.
Evento
O Engesp/NE será encerrado nesta terça-feira, ocasião em que será elaborado um documento para ser apresentado na próxima reunião do Conselho de Segurança Pública do Nordeste (Consene), a ser realizada em dezembro próximo, em João Pessoa, na Paraíba.
O diretor da Aesp, tenente-coronel PM Roosevelt Alencar, salientou que o Ceará é pioneiro na formação de agentes de Segurança Pública em uma única instituição de ensino. Os resultados fizeram com que o Estado se tornasse exemplo de eficiência na formação desses profissionais. À frente da instituição, Alencar tem firmado parcerias com instituições da sociedade civil em prol da formação dos agentes.(Fonte diário do nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário