terça-feira, 17 de janeiro de 2012

PRB vai aguardar conversa com Cid


O Partido Republicano Brasileiro (PRB) deverá aguardar orientações do governador Cid Gomes para decidir se forma coligação nas eleições de Fortaleza. Enquanto isso, a agremiação organiza estratégias e discute metas visando o pleito deste ano. No último sábado, a sigla promoveu o IV Encontro Estadual, ocasião em que o presidente Miguel Dias defendeu o fortalecimento da sigla e disse que a legenda está disposta a se aliar com os partidos que queiram ajudar Fortaleza. Na sua avaliação, a Capital ainda é carente em segurança pública, saúde e educação.
"Não somos santos, mas precisamos fazer o melhor para o povo do Ceará", declarou o presidente. Na ocasião, o deputado Ronaldo Martins lembrou o empenho das lideranças para fortalecer legenda e lembrou a necessidade de se imprimir melhor organização para melhorar a sua estrutura no Interior. Nesse sentido, citou como pontos importantes a nova sede e alguns pretensos candidatos a prefeito com boas chances de vencer.
Em fevereiro, a executiva estadual deverá se reunir para estabelecer metas para as eleições, informou Miguel Dias, acrescentando que, em Fortaleza a legenda não descarta a possibilidade de lançar candidato a prefeito. Porém, o presidente informa que vai conversar com todas as agremiações com vistas a uma aliança que possa representar o melhor para a cidade. No interior, o PRB vai lançar vários candidatos a prefeito.
Participação
Atualmente, o PRB conta com 19.177 filiados no Estado, sendo 7.450 na capital e 11.727 no interior, onde desenvolve atividades em 168 municípios. A legenda administra 17 prefeituras cearenses e, nas eleições deste ano, quer ampliar sua participação tanto nas prefeituras quanto nas câmaras.
No Ceará, o partido conta com quatro deputados estaduais (Ronaldo Martins, Manoel Duca da Silveira Neto, Mailson Cruz e Ana Paula Cruz) e integra o bloco parlamentar do qual também participam o Partido Humanista da Solidariedade (PHS), o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), o Partido da Mobilização Nacional (PMN), o Partido Social Liberal (PSL) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB).
A nova comissão provisória estadual do PRB é composta por 13 membros, e nas principais funções estão Mailson Cruz como primeiro vice-presidente e Flávio Bezerra como segundo vice-presidente.
Meta é dobrar o número de prefeitos
O Partido Republicano Brasileiro (PRB), há um ano e meio, se prepara para as eleições municipais de 2012. A informação é do presidente nacional da agremiação, Marcos Pereira. Ele afirma que algumas metas eleitorais já foram estabelecidas, e a direção nacional espera, no mínimo, dobrar a quantidade de prefeitos e de vereadores eleitos em 2008 em todo o país.
As primeiras eleições municipais das quais o PRB participou foram as de 2008, quando elegeu apenas 54 prefeitos e 780 vereadores no Brasil. No Ceará, a legenda teve um desempenho eleitoral significativo elegendo 17 prefeitos e 118 vereadores. Pelo trabalho político que vem desenvolvendo com vistas ao próximo pleito, assegura Marcos Pereira que em alguns Estados o partido conta com uma estrutura capaz de superar as metas definidas.
Como as eleições de 2012 são de natureza municipal e a situação política varia de uma cidade para outra, a direção nacional prefere não estabelecer uma diretriz única para todos os municípios, deixando para cada executiva avaliar e definir a respeito do lançamento ou não do candidato a prefeito, bem como escolher os seus aliados para a disputa.
Apesar da abertura proporcionada, a orientação da direção nacional é no sentido de que onde o partido deve apresentar candidato onde tiver condições de vencer. Quanto às alianças, esclarece que a recomendação é para se coligar com as agremiações com as quais já contem com uma história de entendimentos.
"Não temos um partido específico ou dois ou três, mas aqueles com os quais estamos acostumados a fazer alianças vamos procurar mantê-las e renovar com aqueles que estiverem em condições", declarou. Esclarece ainda Marcos Pereira que os preferenciais aliados do PRB, para as eleições deste ano, são as agremiações que integram a base de apoio ao governo da presidente Dilma Rousseff.
Quanto à Fortaleza, informou que seu partido ainda vai conversar com o governador Cid, com quem mantém aliança no Estado, e somente em um momento mais próximo às eleições apresentará seu posicionamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário