segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mercado financeiro aposta em nova redução dos juros nesta semana


Os economistas do mercado financeiro mantiveram, na semana passada, a estimativa de que os juros básicos da economia brasileira serão reduzidos na próxima quarta-feira (18), quando termina a primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de 2012.
  •  
Estimativa é de que os juros caiam a 10% ao ano em março e a 9,5% ao ano em abril - patamar no qual fechariam o ano de 2012
A previsão consta no relatório de mercado, também conhecido como Focus, que é resultado de pesquisa feita com instituições do mercado financeiro. O documento foi divulgado nesta segunda-feira (16) pelo BC.
Atualmente, a taxa básica de juros da economia brasileira está em 11% ao ano. A expectativa dos economistas dos bancos é de que os juros recuem 0,5 ponto percentual nesta semana, para 10,5% ao ano. Se confirmado, será o quarto corte consecutivo na taxa básica da economia brasileira - que começou a cair em agosto do ano passado.
A trajetória de juros prevista pelo mercado é de que a taxa de juros, fixada pelo Banco Central, continue recuando nos próximos meses. A estimativa é de que os juros básicos caiam para 10% ao ano em março e para 9,5% ao ano em abril deste ano - patamar no qual, ainda segundo previsão dos economistas dos bancos, fechariam o ano de 2012.
Sistema de metas de inflação
Pelo sistema de metas de inflação, que vigora no Brasil, o BC tem de calibrar os juros para atingir as metas pré-estabelecidas, tendo por base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para 2012 e 2013, a meta central de inflação é de 4,5%, com um intervalo de tolerância de dois pontos percentuais para cima ou para baixo. Deste modo, o IPCA pode ficar entre 2,5% e 6,5% sem que a meta seja formalmente descumprida. O BC busca trazer a inflação para o centro da meta de 4,5% neste ano, visto que, em 2011, a inflação ficou em 6,5% - no teto do sistema de metas.
Previsão para o IPCA
Segundo o relatório de mercado, divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Banco Central, a previsão dos economistas dos bancos para o IPCA deste ano passou de 5,31% para 5,30%. Trata-se da sétima redução consecutiva. Para 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário