sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Fluxo em busca de vaga sobe 7%


Clique para Ampliar

Esperar virar o ano para só então procurar a almejada vaga no mercado de trabalho é um mania tão brasileira quanto a de deixar tudo para a última hora. Nas tradicionais reuniões de fim de ano entre amigos e parentes é comum ouvir ´tiradas´ como: "no fim do ano empresa nenhuma contrata, vou atrás de um trabalho só em janeiro"; ou como essa outra: "vou ficar só até dezembro no emprego em que estou, mas, assim que começar o ano que vem, procuro outra coisa melhor pra mim".
O resultado desse comportamento bem peculiar é um acréscimo de 7% no fluxo de trabalhadores ansiosos por uma nova (ou melhor) oportunidade profissional logo nos primeiros dias de 2012 nas unidades do Sistema Nacional de Empregos / Instituto de Desenvolvimento d oTrabalho (Sine/ IDT), distribuídas pelo Ceará. As informações são do coordenador de Intermediação de Profissionais do órgão, Antenor Tenório.
Erro comum
Segundo ele, é equivocado esse modo de pensar da maioria dos trabalhadores cearenses de que as empresas só passam a disponibilizar vagas a partir da primeira semana de janeiro. "Esse fenômeno é um dos maiores anseios no fim de cada ano, e é responsável por uma redução de aproximadamente 30% da movimentação nas unidades do Sine no mês de dezembro. Porém, é um erro pensar que no começo do ano há mais vagas do que em outros períodos. Existe oferta de janeiro a dezembro", explica.
Queda x Alta

De acordo com Antenor, a consequência desse comportamento é uma grande retração da demanda no mês de dezembro seguida por uma considerável elevação do fluxo logo no primeiro trimestre que se segue. "Esse aumento de 7% na procura por um emprego não em só em janeiro. Persiste também em fevereiro e março. Quem deixou de procurar uma oportunidade em dezembro deixa para fazê-lo nos primeiros três meses seguintes. Por isso, há o acréscimo", ratifica o estudioso do comportamento do trabalhador cearense.(Diário do Nordeste)

Nenhum comentário:

Postar um comentário