segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Dia do Ceará será marcado com diversas manifestações culturais


O Dia do Ceará, comemorado em 17 de janeiro, será marcado pelo Governo do Estado com diversas manifestações culturais na cidade de Aquiraz e em Fortaleza. A data comemorativa é referente ao dia em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco em 1799, tornando-o administrativamente independente.
A Praça das Flores, em Aquiraz, abrigará a salvaguarda dos valores cívicos da população com a solenidade de execução de hinos e hasteamento da bandeira do Estado. Já o Museu Sacro de São José de Ribamar, primeiro Museu de Arte Sacra do Ceará e um dos primeiros do Nordeste, abre suas portas para visitas guiadas e à exposição de artes plásticas “No Ceará é Assim” de diversos artistas cearenses com a curadoria de Carlos Macedo.
Também haverá o cortejo do Maracatu Nação Fortaleza conduz a população em ritmos e cores abrindo espaço à apresentação de artistas cearenses. O Ceará se transfigura na melodia de Marivalda Kariri, Messsias Holanda, Eugênio Leandro, Aparecida Silvino e Fábio Carneiro.
Os equipamentos culturais vinculados à Secretaria da Cultura do Estado também contam com uma programação especial voltada ao Dia do Ceará. Em Fortaleza, o Teatro José de Alencar, Museu do Ceará, Sobrado, Museu da Imagem do Som celebram a data com atividades artísticas culturais gratuitas.
Além de órgãos e entidades da administração estadual, as escolas da rede pública estadual de ensino, devem promover atividades alusivas ao Dia do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário