quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CHUVAS NO CEARÁ,Fique alerta contra as intempéries


Clique para Ampliar
Sobral A chuva de 40 milímetros com granizo, na tarde da última segunda-feira, deixou um rastro de destruição nesta cidade da Zona Norte do Ceará. O prejuízo estimado é superior a R$ 100 mil, entre estruturas metálicas de cobertas de quadras esportivas, arquibancadas, telhados de casas e empresas, muros desabados, árvores caídas e rede de eletricidade afetada. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) prevê chuvas isoladas no fim das tardes dos próximos dias na Zona Norte com possibilidade de queda de granizo.
O meteorologista da Funceme José Maria Brabo Alves informa que pelas imagens de satélite entre 16h e 18h30 de segunda-feira, em Sobral, havia evidências de queda de granizo. "É um fato raro para nossa Região. Isso é mais comum no Sul-Sudeste, devido lá ser mais frio. Mas toda nuvem mais densa tem granizo e foi o que aconteceu na nuvem que acabou em chuva em Sobral. Mas, devido à temperatura da terra ali, não há possibilidade de bolas com diâmetros maiores, como ocorre de São Paulo para baixo do Brasil, até Porto Alegre. O granizo que acaba caindo aqui vai se dissipando e se transforma rapidamente em gota d´água", explica Brabo Alves.

Sobre a possibilidade de cair granizo em outras regiões cearenses, Brabo é cauteloso. "Nunca fazemos alerta de granizo aqui no Ceará, porque é coisa muito rara. É difícil se prever. Mas toda nuvem mais densa tem granizo. Então, não está descartada esta possibilidade. E a orientação que a gente oferece é que não há perigo iminente, uma vez que temos uma temperatura tropical e o granizo, quando cai, já vem em forma de bolinhas de pequeno diâmetro e em segundos fica numa forma de gota".

Nenhum comentário:

Postar um comentário