terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chuvas da pré-estação ficam 87% menores


José Maria Brabo, meteorologista da Funceme, diz que a média de 10mm foi observada nas regiões
José Maria Brabo, meteorologista da Funceme, diz que a média de 10mm foi observada nas regiões
Desvio negativo de 87%. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) esse é o índice pluviométrico parcial da pré-estação chuvosa no Ceará, em relação à média histórica. O período se encerra somente no fim de janeiro, mas até lá esse quadro deve se manter. De acordo com o gerente do núcleo de Tempo e Clima do órgão estadual, meteorologista José Maria Brabo, a maioria das regiões atingiu a casa dos 10mm. A média costuma variar de 50 a 80mm de chuvas. Apenas no Cariri, os resultados foram superiores, chegando a 40% da média. Normalmente chove por lá 115,9mm. Dessa vez, foram apenas 42,9mm até o último dia 15.

Entretanto, segundo o meteorologista, não há interferência do diagnóstico da pré-estação na definição da quadra invernosa no Estado. Na pré-estação as chuvas são influenciadas pela proximidade de frentes frias, que se posicionam sobre a Bahia, sul do Maranhão e Piauí. No caso da quadra invernosa, considerada dos meses de fevereiro a maio, as chuvas do período são influenciadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) dos oceanos, considerada o principal sistema ocasionador da pluviometria das regiões Norte do Nordeste brasileiras.

Hoje, cerca de 40 representantes de centros de meteorologia de todo o Brasil, dentre eles dos nove Estados do Nordeste, devem participar da abertura do XIV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, prevista para as 8h30 no Hotel Oásis Atlântico Imperial, na Avenida Beira-Mar.

Prognóstico

Este ano, além das considerações necessárias para a definição do prognóstico da estação chuvosa no Ceará, também haverá uma discussão para muitos segmentos da sociedade: "O Contexto Atual da Meteorologia no Brasil", acrescentam os organizadores. Na sexta-feira, último dia do evento, será feita a divulgação oficial da Funceme com o prognóstico para a estação chuvosa no Estado do Ceará.


Nenhum comentário:

Postar um comentário