quinta-feira, 22 de março de 2012

PREFEITURA DE SOBRAL NO COMBATE A TUBERCULOSE.

A Secretaria da Saúde e Ação Social do Município de Sobral, iniciou no dia 20 de março a campanha de controle da Tuberculose em alusão ao dia Mundial da Tuberculose que será comemorado no dia 24 de março. 
Sobral, Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Itapipoca, Crato, Juazeiro do Norte e Itapajé, são os municípios do Ceará considerados pelo Ministério da Saúde como prioritários para o controle da doença. Em 2011, foram diagnosticados 146 casos novos de tuberculose em Sobral, dando um coeficiente de incidência de 76,55 casos por 100 mil habitantes e ocorreram três óbitos por Tuberculose. 
A Tuberculose é doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro) sendo transmitida de pessoa a pessoa através da fala, tosse ou espirro.

A CAMPANHA CONTRA A TUBERCULOSE 

A campanha será realizada em todos os Centros de Saúde da Família do município. Dentro da programação, haverá atividades de divulgação dos sinais e sintomas da doença, além de busca ativa de sintomáticos respiratórios para realização da baciloscopia (exame de escarro).
Estas atividades são importantes para eliminação da Tuberculose enquanto problema de saúde pública, pois quando não diagnosticada e tratada corretamente, além de continuar transmitindo a doença, o portador de Tuberculose quase sempre vai a óbito.através da fala, tosse ou espirro.
PARTICIPE, PROCURE O CSF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário