segunda-feira, 19 de março de 2012

Dia de São José Chove em boa parte do Ceará

Hoje, os católicos do Ceará se unem em preces para reverenciar o seu padroeiro, São José, e agradecer (e pedir) chuvas. Patrono da Igreja Católica, pai adotivo de Jesus, operário da madeira, exemplo de chefe de família e de obediência a Deus. Essas são algumas representações de São José no imaginário dos fiéis, cuja simbologia ganha força com a retratação de cenas da vida cotidiana do santo por artistas, nos diversos períodos da história, principalmente no Renascimento e no Barroco.
Mas é justamente no Nordeste e Ceará que a devoção a São José, considerado padroeiro do povo cearense, destaca-se por completar, juntamente com Santa Luzia (festejada no dia 13 de dezembro) e São Sebastião (20 de janeiro), a trilogia dos santos que intercedem junto a Deus para mandar chuva, sinônimo de fartura na mesa dos nordestinos.
Com a quadra chuvosa ainda por consolidar, hoje, Dia de São José, os agricultores dos quatro cantos do Ceará aproveitam para pedir um bom inverno, por meio de orações, missas, novenas, festa e com mesa farta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário