sexta-feira, 23 de março de 2012

Governador Cid gomes Inaugura Primeira UPA 24h em Fortaleza

Clique para Ampliar


Uma área com 1.300 metros quadrados, localizada na Praia do Futuro, e capacitada para prestar atendimento à população com serviços de urgência e emergência. Este é o perfil da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Capital, com funcionamento 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos, e feriados, que foi inaugurada, na noite de ontem, pelo governador do Ceará, Cid Gomes, e pelo secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. A unidade passou a funcionar logo após a cerimônia de inauguração.

A UPA 24h da Praia do Futuro tem capacidade de realizar 450 atendimentos por dia e vai atender as comunidades da Sabiaguaba, Caça e Pesca, Embratel, Côco, Luxoa, Lagoa do Coração, Serviluz, Papicu, Mucuripe, Cidade 2000, Gengibre, e Pau Fininho. É composta por 128 profissionais de saúde, todos aprovados em concurso público.

A unidade conta com 43 médicos, 18 enfermeiros, 15 leitos e modernos equipamentos para a realização de exames. Nela, a população terá atendimento clínico de urgência adulto e pediatra, primeiros socorros a problemas como pressão alta, febre, cortes, queimaduras, além de dores no peito, falta de ar, vômitos, tonturas e convulsões. Em casos de urgência, a equipe médica prestará socorro com apoio do serviço de raio-x, laboratório para exames, e aparelho de eletrocardiograma.

O presidente da associação dos moradores do Luxoa, Francisco de Assis Felix, presente no evento, afirmou que todos na comunidade estão muito felizes devido à grande carência em termos de equipamento na região. "Vimos aqui um grande esforço pela saúde de Fortaleza, então, só tenho a agradecer", diz.

Conforme o governador Cid Gomes, a nova unidade atenderá em torno de 100 mil pessoas por ano, e a população tem a segurança de receber um atendimento de qualidade. "Até o fim do meu governo, eu quero que o Ceará tenha o melhor sistema de saúde Pública de todos os estados do Brasil", afirma.

Objetivo

De acordo com o Secretário de Saúde do Estado, Arruda Bastos, os grandes hospitais da rede terciária de atendimento, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF) tendem a receber pacientes, que mesmo sem tanta gravidade, procuram essas unidades, ocasionando, assim, a super lotação nos corredores e a demora no atendimento. Por esse motivo, a instalação da UPA tem como grande objetivo ajudar a reduzir o movimento nas emergências. "Este é um equipamento único nas áreas de urgência e emergência. Vamos desfazer a superlotação nas portas dos hospitais", garante.

O secretário afirma ainda que o Governo do Estado tem como meta instalar uma nova UPA em Fortaleza a cada 20 dias.

A UPA da Praia do Futuro, com investimento de 4,5 milhões em obras e aquisição de equipamentos, faz parte da nova rede de urgência e emergência em construção pelo Governo do Estado. A primeira unidade, no município de Maranguape, está em funcionamento há três meses, e já realizou 13.641 atendimentos à população.

Outras três unidades já estão com as instalações prontas na Capital e sendo equipadas para a inauguração nos bairros Messejana, Autran Nunes, e Canindesinho. Há também quatro com as instalações concluídas em Caucaia, Eusébio, Horizonte, e Pécem. Já as UPAS 24 h de Canindé, Crateús, Pentecoste e São Benedito estão sendo equipadas. Em 2012, serão acrescidas mais 16 unidades no Ceará, totalizando 48 Unidades de Pronto Atendimento 24 horas.
Capacidade
100 mil pessoas por ano serão atendidas na UPA da Praia do Futuro, segundo o governador Cid Gomes. São 43 médicos, 18 enfermeiros e 15 leitos

Nenhum comentário:

Postar um comentário