quinta-feira, 29 de março de 2012

Cid Gomes diz a internautas que fará 'tudo para preservar aliança'



O governador Cid Gomes respondeu, via twitcam, às perguntas dos internautas feitas na noite desta quinta-feira (29). O ponto mais polêmico abordado na sabatina foram as críticas feitas pelo irmão do governador e chefe de gabinete Ivo Gomes, à gestão da prefeita Luizianne Lins. 

Cid declarou que vai tentar "preservar uma aliança que já existe no Ceará há alguns anos, que é uma aliança que defende um projeto nacional, apoia o Governo Dilma e apoia também o meu governo. Tudo o que eu puder fazer para que isso seja preservado eu farei."

Outro tema polêmico perguntado ao gestor, foi a questão da liberação de bebidas durante os jogos no estádio Castelão. Ele confirmou o que já havia sido informado mais cedo pelo Secretário Especial da Copa, Ferruccio Feitosa, de que o Estado não colocaria obstáculos à venda de bebidas alcóolicas.

"O Brasil assumiu um compromisso quando pleiteou a Copa de que isso seria permitido. A meu juízo não cabe mais discussão do mérito. Na época poderia ter sido feito o questionamento. É meu pensamento que somos obrigados a cumprir os compromissos assumidos", ponderou.

Críticas ao Acquario

O governador também rebateu críticas ao projeto do Acquario ao responder a pergunta de um internauta que citou os números da pobreza absoluta no Estado: 909 mil cearenses. "Ninguém muda a realidade de um lugar se ficar na mesmice. Ou a gente analisa as vocações econômicas do Ceará ou ele será sempre pobre".

Cid Gomes também ressaltou que a construção do Acquario representa uma aposta no turismo como vocação local. "Nós estamos apostando que o Acquario vai mover a nossa economia e é isso que vai nos libertar da miséria. Paralelamente estamos investindo em educação e é investindo nessas áreas que nós vamos mudar o perfil da nossa economia. A meta é reduzir de 50 a 60% a miséria absoluta nos próximos anos."

Centro de Eventos

Ainda falando de equipamentos turísticos, Cid Gomes também confirmou o calendário de finalização das obras do Centro de Eventos e a busca por atrações para a festa de inauguração. 

"Nós estamos trabalhando com o seguinte cronograma: em abril, o fim das obras; em maio, o que nós chamamos de comissionamento, que é o teste de equipamentos como aparelhos de ar-condicionado, escadas rolantes, etc; e, em junho, a  inauguração. Eu estou pessoalmente procurado uma atração mais clássica e outra  mais popular", assegurou.

VLT em Fortaleza e Metrofor

O governador prometeu a linha Parangaba-Mucuripe até a Copa de 2014. Quanto à Linha-Leste do Metrofor, Cid Gomes disse que vai  "lutar muito para viabilizar o financiamento. Será investido cerca de R$ 1 bilhão pela União, a fundo perdido, mais R$ 1 bilhão via BNDES e o outro bilhão deve vir de uma Parceria Público-Privada."

O gestor acrescentou ainda que o edital para a licitação das máquinas perfuradoras será lançado nos próximos dias, mas não quis fixar data para entrega do trecho.  "O equipamento vai perfurar o túnel sem precisar mexer nada por cima, fazendo cerca de 300 metros por mês. O túnel terá cerca de 12 km e com quatro máquinas  trabalhando em duas frentes esperamos conclui-lo dois anos após o início das obras".

VLTs no Interior

Cid defendeu a implantação do sistema de VLTs (veículos leves sobre trilhos) no Cariri e em Sobral. "Quanto mais cedo se investe em mobilidade urbana melhor. Isso deve ser feito antes de as cidades crescerem".

Dragão do Mar

O governador também rebateu críticas de que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura esteja abandonado e afirmou que "está autorizado um projeto de reforma, recuperação e também de incorporação da Biblioteca Pública".

Nenhum comentário:

Postar um comentário