segunda-feira, 26 de março de 2012

Secult tem nova sede inaugurada pelo governador Cid Gomes no prédio do Cine São Luiz

Secult5
O governador Cid Gomes inaugurou neste sábado (24) a nova sede da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. O prédio, localizado na praça do Ferreira, sobre o Cine São Luiz, recebeu obras de adaptação, reforma e ampliação para abrigar a secretaria, num investimento de cerca de R$ 5,3 milhões.  Logo no início do pronunciamento das autoridades foi prestada uma homenagem ao saudoso artista cearense Chico Anysio, falecido na sexta-feira (23), com um minuto de silêncio. O Governador mencionou que está sendo pensada uma grande homenagem àquele que, segundo citou, "é o maior artista que o país já teve".
Serão seis andares destinados à Secult e outros 3 abrigarão a Universidade Digital do Trabalho, ligada à Secretaria da Ciência e Tecnologia. O edifício ainda ganhou um anexo, onde funcionam a escada de emergência e um elevador. O Departamento de Arquitetuta e Engenharia (DAE), ligado à Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), foi o órgão responsável pela fiscalização da obra.
De acordo com o governador Cid Gomes, a inauguração do equipamento bem no centro cultural e histórico de Fortaleza, representa um incentivo à revitalização do local. "É fundamental que o poder público promova ações no sentido de resgatar o Centro de Fortaleza. No sentido comercial, o Centro  é muito vivo, acontece que os hotéis, escritórios e moradores migraram para outras regiões. Temos que manter como representante maior da cidade, o seu Centro Histórico", explicou.
Para professor Pinheiro, titulaeda Secult, a ação governamental de trazer a secretaria para o Centro da cidade é estratégica para fomentar a revitalização e evitar o deterioramento desse espaço da cidade. "Temos que fazer com que a população volte a habitar o nosso centro da cidade", comentou.
Em seguida, o Governador e a comitiva formada por René Barreira, secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior; Camilo Santana, secretário das Cidades; Jeová Mota, prefeito de Tamboril;Andréa Coelho, defensora pública geral do Estado; deputado federal Arthur Bruno;  superintendente Quintino Vieira, do DAE; Edgar Linhares, presidente do Conselho de Educação do Ceará, e Coronel Brasil, secretário chefe da Casa Militar, realizaram uma visita técnica ao Cine São Luiz. Segundo Cid Gomes, o equipamento cultural, em breve, disporá de um cine-teatro, que será devolvido em pleno funcionamento para a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário