terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Semana Nacional contra o Alcoolismo pretende discutir as propagandas de bebidas alcoólicas


A Semana Nacional contra o Alcoolismo começou nesta segunda-feira (13) e segue até o dia 19 de fevereiro. Este projeto é realizado pela Pastoral da Sobriedade e o apoio do Fundo Diocesano da Solidariedade e da Secretaria Executiva Regional III e tem o intuito de orientar à população a respeito da gravidade deste problema e incentivar o poder público a tomar medidas de prevenção.
A Campanha da Fraternidade de 2012 fala sobre Saúde Pública e um dos objetivos é trabalhar o alcoolismo, que hoje é um dos grandes problemas enfrentados no Brasil, pois gera violência no trânsito e na família.
Uma das propostas do projeto, para tentar diminuir os casos de alcoolismo, é acabar com a propaganda de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação e realizar o monitoramento da venda dessas substâncias. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Regional III, Regina Elias, “esse dever cabe às autoridades. Requer uma decisão política de governantes municipais, estaduais e federais para tomar medidas de prevenção”.
Outra ação do programa é a realização de palestras e atividades com funcionários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS-AD) tratando dos danos que o Álcool causa à sociedade, bem como a importância das estratégias de prevenção, além de sensibilizar as comunidades e autoridades a respeito do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário