terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Governo Cid Gomes entrega seis novas Unidades Básicas de Saúde da Família região norte do estado


Na área da Regional de Itapipoca, Região Norte do Estado, foram construídas seis Unidades Básicas de Saúde da Família (USBF) com recursos do Governo do Estado. Todas já estão com as obras prontas em Amontada, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama. Nesta terça-feira (28), serão inauguradas a UBSF de Miraíma, às 9h30min, e a UBSF de Amontada às 11h30min, com a presença do secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos. 
Nas novas unidades a população tem acesso a serviços médico e odontológico num só lugar em estrutura física adequada. Cada unidade dispõe de 211 metros quadrados e foi feita nos padrões da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As Unidades Básicas de Saúde da Família oferecem ainda às famílias sala de vacinação, farmácia e espaço para orientação e educação sobre cuidados com a saúde, como a prevenção à hipertensão e diabete. “A nova estrutura é bem diferente de onde funcionava o antigo posto de saúde, numa casa alugada sem condições satisfatórias de acolhimento das famílias, que agora passam a ser atendidas numa unidade moderna no bairro Buenos Ayres”, afirma o secretário de saúde de Amontada, José Rodrigues. 
Para o secretário de saúde de Miraíma, José Teixeira, a nova UBSF, que fica no bairro Cruzeiro, vai melhorar principalmente o acesso aos serviços de saúde. Segundo ele, a antiga unidade funcionava dentro do hospital municipal, que fica um pouco afastado do centro da cidade, com as ações da atenção básica sendo realizadas juntamente com o atendimento de emergência e consultas eletivas. O secretário informou que a nova unidade começa a funcionar logo após a inauguração. 
Rede de assistência

Na área da regional da Itapipoca, os investimentos do governo do Estado vão além das seis Unidades Básicas de Saúde da Família em apoio aos municípios que apresentam 70% de cobertura do PSF, realizam pelo menos quatro consultas às gestantes e participam dos consórcios públicos de saúde. Construiu uma policlínica regional e um Centro de Especialidades Regional, que devem ser inaugurados ainda este semestre. Ficam localizadas em Itapipoca, mas, como unidades regionais, irão atender a população 262.261 habitantes de toda a regional. Na policlínica, terão acesso a exames e consultas especializadas. No CEO receberão assistência especializada em ortodontia, periodontia. Ainda em Itapipoca, o governo do Estado construiu uma nova Coordenadoria Regional de Saúde, inaugurada e em funcionamento desde 2010.
27.02.2012
Assessoria de Imprensa da Sesa
Selma Oliveira ( selma.oliveira@saude.ce.gov.br / 85 3101-5220)


Nenhum comentário:

Postar um comentário