quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

TCU aponta 'falhas graves' nas políticas nacionais de combate às drogas


Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas graves no sistema nacional de políticas sobre drogas, conduzido pelo Ministério da Justiça. As falhas apontadas estariam atrapalhando o trabalho de combate às drogas.
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) tem levado 14 anos após as apreensões para leiloar bens retidos do tráfico. Para sanar a problemática da morosidade, desde 2006 os juízes tem competência para leiloar os bens antecipadamente. Mas, em recente pesquisa, 95% dos magistrados responderam que determinam a alienação antecipada raramente.
Outro falha, apontada pelo TCU, é o contingenciamento de cerca de 22% do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), entre os anos de 2008 e 2010.
A auditoria também mostra deficiências no combate ao tráfico nas áreas de fronteira. Trata-se de uma faixa de 16 mil quilômetros, mas que é vigiada por apenas 1.439 policiais federais.
No segmento de capacitação da força policial, outra deficiência, somente 12% das vagas oferecidas em cursos foram preenchidas nas delegacias de fronteira. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário