Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou falhas graves no sistema nacional de políticas sobre drogas, conduzido pelo Ministério da Justiça. As falhas apontadas estariam atrapalhando o trabalho de combate às drogas.
A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) tem levado 14 anos após as apreensões para leiloar bens retidos do tráfico. Para sanar a problemática da morosidade, desde 2006 os juízes tem competência para leiloar os bens antecipadamente. Mas, em recente pesquisa, 95% dos magistrados responderam que determinam a alienação antecipada raramente.
Outro falha, apontada pelo TCU, é o contingenciamento de cerca de 22% do Fundo Nacional Antidrogas (Funad), entre os anos de 2008 e 2010.
A auditoria também mostra deficiências no combate ao tráfico nas áreas de fronteira. Trata-se de uma faixa de 16 mil quilômetros, mas que é vigiada por apenas 1.439 policiais federais.
No segmento de capacitação da força policial, outra deficiência, somente 12% das vagas oferecidas em cursos foram preenchidas nas delegacias de fronteira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário