segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ceará é o segundo na lista com menor indice de perdas comerciais em energia


Levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revela que a perda de energia com ligações clandestinas, os famosos "gatos", chega a quase R$ 7 bilhões ao ano em todo o país. A prática irregular encarece as tarifas para todos os brasileiros e segundo a Aneel, em média 13% da energia consumida não é faturada.
De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Aneel), o Estado recordista em "gatos" é o Amazonas com 30,3% de perda, seguido do Piauí (21,9%) e Alagoas (19,4%). O Ceará aparece no final da lista como o segundo Estado que apresenta menor perda (1,5%), atrás apenas de Santa Catarina com 1,5%, revela reportagem do Estado de S. Paulo.
De acordo com o presidente do Instituto Acende Brasil, Claudio Sales, o controle do nível de perda de energia por "gatos" está vinculado diretamente à presença do governo. "Para reduzir as perdas é fundamental aprimorar a atuação do Estado, melhorando policiamento e infraestrutura. Mas isso não é um ato de vontade de uma empresa ou governo. É um processo", ressalta Claudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário