quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sobral terá planetário em 2012


Clique para Ampliar
Sobral Esta cidade ganhará um planetário. A promessa é que a obra seja entregue no primeiro semestre de 2012. As obras começaram há dois anos, mas foram atrapalhadas por uma escolha errada da cúpula, que agora foi corrigida. A primeira colocada não tinha a acústica precisa para as necessidades do equipamento.
O planetário sobralense está sendo erguido na Praça do Patrocínio, ao lado do Museu do Eclipse e foi apresentado, ontem, aos participantes do XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Sobral. O equipamento comporá com o Observatório Astronômico Henrique Morize e com o Museu do Eclipse, o Centro de Estudos e Pesquisas das Ciências. Contará com equipamentos de projeção de imagens digitais nos mesmos moldes existentes no Centro Dragão do Mar, de Fortaleza, num investimento de R$ 5 milhões.
O novo espaço de observação astronômica será voltado, especialmente, para atender à rede de ensino, em prol de alunos e professores, como também da população interessada. A instalação do planetário prevê uma atuação no binômio turístico-pedagógico. Os seguimentos da cultura, educação e turismo terão um novo espaço capaz de apresentar os mais diversos espetáculos visuais, desde aulas ilustradas sobre todos os temas do currículo escolar, até espetáculos audiovisuais sobre os mais variados temas de interesse da população.
A cidade de Sobral sediou, ontem, o XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários (ABP). A programação do evento apresentou visita ao futuro planetário de Sobral, ao Museu do Eclipse e ao Observatório Henrique Morize. O evento teve ainda uma programação científica durante todo o dia, nos salões Vênus, Plutão e Saturno, e pátio central do Centro de Convenções de Sobral.(Fonte Diário do Nordeste).

Nenhum comentário:

Postar um comentário