quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Sobral sedia de 15 a 16 de novembro 1ª etapa do XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetários


Prefeito Veveu fala aos presentes
Ocorreu na noite desta terça-feira, 15 de novembro, no salão Venus do Centro de convenções de Sobral a abertura da 1ª etapa do XVI Encontro da Associação Brasileira de Planetarios, que terá continuidade de suas atividades hoje, dia 16, no Centro de Convenções de Sobral. O Encontro foi aberto pelo Prefeito Veveu e contou, ainda, com a presença do secretário de Cultura do Estado, Francisco Pinheiro e o Secretário Adjunto da Cultura de Sobral, Raimundo Aragão. 
O evento reúne representantes de Planetários de todo país e nomes importantes da Astronomia do Brasil e do exterior na primeira etapa do Encontro, realizado em Sobral, nos dias 15 e 16 e em Fortaleza, nos dias 17, 18 e 19 de novembro. O Evento científico tem em sua programação, palestras, oficinas e apresentações de painéis. 
O Encontro tem como objetivo reunir os responsáveis pelos planetários do Brasil para que estes divulguem as atividades científicas, educacionais e culturais, desenvolvidas em seus planetários no último ano assim como discutir temas pertinentes a ciência e a divulgação cientifica. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Planetários com o apoio Governo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Sobral. O evento é aberto ao público e haverá inscrições locais para os interessados.
De acordo com o Prof. Emerson Almeida, professor do Curso de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e um dos organizadores em Sobral, o Encontro "é realizado com a intenção de congregar os diretores e planetarista das instituições planetárias brasileiras, para que possam conhecer os trabalhos de educação e divulgação cieníifica feitos pelos maiores expoentes da área no Brasil."
Entre os participantes do Encontro estão o Dr. Eduardo Janot Pacheco, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, da Dr.ª Cláudia Lage, do Instituto Carlos Chagas e da Dr.ª Mara Helena Zucolotto do Setor de Meteorítica do Museu Nacional. 
A Associação Brasileira de Planetários (ABP) foi fundada em 27 de outubro de 1996, durante o 1º Encontro Brasileiro de Ensino de Astronomia, realizado no Planetário de Campinas, com o objetivo primordial de congregar os planetaristas – profissionais que trabalham no ensino de Astronomia por meio dos Planetários –, instituições e pessoas interessadas em astronomia. As reuniões da ABP constituindo-se um elo de intercâmbio de informações e de colaboração entre várias instituições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário