É aguardada para hoje - ou, no máximo, até o fim desta semana - a publicação do aviso da última e mais cara licitação da transposição do rio São Francisco.
No valor de R$ 632,2 milhões, o edital tem objetivo de construir cinco reservatórios no Ceará, com início no município de Jati.
Das 16 frentes de serviço da transposição, esta é a única que ainda não está em andamento. De acordo com as atuais estimativas, as águas do São Francisco estão previstas para chegar ao Ceará em setembro de 2014, saindo de Cabrobó (PE) até Jati (CE), segundo informou à coluna o Ministério da Integração Nacional.
A ligação entre Jati e o reservatório Porcos, em Brejo Santo (CE) está prevista para ser entregue em dezembro de 2014, fim do mandato de Dilma Rousseff (PT).
A primeira fase da construção a ser concluída, em Pernambuco, tem entrega prometida para outubro do próximo ano, em fase de testes. A conclusão definitiva da transposição está prevista para dezembro de 2015, já no próximo mandato presidencial. O custo total da obra é de R$ 6,8 bilhões.
Já foram realizadas 71% das obras do Eixo Leste, que banhará Pernambuco e Paraíba. O Eixo Norte, que chegará a Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, tem 46% realizado.
No total, o estágio atual da transposição atingiu 58% dos trabalhos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário