quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Vacina contra a aftosa pode ser adquirida até hoje


Clique para Ampliar
A aquisição de vacina contra febre aftosa para aplicação na segunda etapa da campanha no Estado fica encerrada nesta quarta-feira (30). O pecuarista ou criador, no entanto, tem até o próximo dia 15 de dezembro para declarar ter vacinado seu rebanho. Caso não o faça neste prazo, ficará sujeito a multa e outras punições.
Na última parcial, antes do encerramento do período para compra de vacina, recebida ontem, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri) registrou a confirmação de um percentual de 53% de declaração vacinal. O presidente da Adagri, Augusto Júnior, acredita que, até o prazo final de recebimento de declaração, 15 de dezembro, este percentual possa atingir os índices estipulados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que é de 90% de rebanho e 80% de propriedade.
Caso o Ceará venha a atingir índices satisfatórios, a exemplo da primeira etapa, quando vacinou 94,44% de seu rebanho e 85% de propriedade, estará dando um significativo passo para alcançar a situação de zona livre de febre aftosa com vacinação. Hoje, o nível do Ceará, com relação à febre aftosa é de médio risco, a exemplo da maioria dos Estados nordestinos. Na região, só Bahia e Sergipe possuem esse status que está sendo buscado pelos cearenses.
Enquanto o Ceará estiver na classificação de risco médio, seus pecuaristas e criadores só poderão comercializar seus rebanhos com os Estados na mesma categoria. Para mudar de nível, o Estado, além de estabelecer a meta de cobertura vacinal, terá ainda que cumprir com exigências como reforçar sua estrutura, ampliando sedes da Adagri pelo Interior, e aumentar seu quadro de técnicos. Com vistas às exigências, o governador já autorizou a contratação de 140 servidores e recebeu veículos novos para o apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário