quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

MinC anuncia para 2012 investimento em museus


Instituto Brasileiro de Museus assumirá posição estratégica no MinC até a Copa do Mundo de 2014

Aproveitando o ensejo do Dia do Museólogo, comemorado no último domingo, dia 18, o Ministério da Cultura (MinC) anunciou um orçamento de R$129,5 milhões em 2012 para o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A cifra representa um aumento de 36% em relação a 2011 e é apenas uma parte do montante almejado pela entidade para a preparação dos museus brasileiros para a Copa de 2014. Criado em 2009, o Ibram é uma autarquia federal ligada ao MinC responsável por coordenar ações da Política Nacional de Museus.

Entre as ações previstas para 2012 está uma segunda edição do Programa de Fomento ao Museus, que, em 2011, disponibilizou 16 milhões em 10 editais, voltados para viabilizar projetos de construção e modernização de museus, incentivo a artistas, divulgação do tema museu na mídia (premiando roteiristas, jornalistas e carnavalescos que divulgassem a temática) e apoio a experiências de memória social desenvolvidas por comunidades. A entidade prevê a manutenção do Programa de Qualificação em Museologia, que promove oficinas de capacitação nos Estados e um aumento de 20% no número de exposições realizadas nos 30 museus geridos pelo Ibram (nenhum deles no Ceará).

O instituto anunciou também a realização, de 14 a 20 de maio, da 10ª Semana Nacional de Museus, mobilizando anualmente instituições museológicas de todo o País. De 16 a 20 de julho será realizado também o Fórum Nacional de Museus, evento bienal para avaliar e estabelecer as diretrizes da Política Nacional de Museus; e, em setembro, a 6ª Primavera dos Museus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário