terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Alunos de escolas públicas em sete municípios vencem Prêmio Peteca 2011


Estudantes de oito escolas públicas dos municípios de Aracati, Beberibe, Deputado Irapuan Pinheiro, Guaramiranga, Itatira, Sobral e Tianguá conquistaram o primeiro lugar em oito submodalidades do Prêmio Peteca 2011.
A apresentação dos 28 trabalhos finalistas entre mais de 40 mil tarefas escolares produzidas pelos 120 municípios participantes do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) lotou o auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).
Após a análise da comissão julgadora, o procurador do Trabalho Antonio de Oliveira Lima, coordenador estadual do Peteca, anunciou os vencedores. Pelo segundo ano consecutivo, os estudantes da Escola Antonio Ponciano da Costa, de Aracati, conquistaram o primeiro lugar em artes cênicas.
Em 2010, igualmente sob a orientação do professor Márcio Leandro dos Anjos da Silva, eles foram vencedores com a peça “Manel e seu amigo Juju”. Desta vez, se sagraram campeões com a esquete teatral “Nas garras da verdade”. “É o reconhecimento ao esforço e à dedicação dos estudantes e ao acompanhamento intensivo do professor e da direção da escola”, frisou Diassis Garcia, coordenador do Peteca em Aracati.
Outra bicampeã foi a Escola Professor Júlio Holanda, do município de Guaramiranga. No ano passado, os estudantes daquele município serrano tinham sido vencedores na submodalidade paródia. Este ano, eles conquistaram o primeiro lugar na submodalidade contos, com o trabalho “Pedros Pequenos”, de autoria das alunas do 9º ano, Yasmim Cristina de Freitas e Ligia Coelho dos Santos.
Já o município de Itatira, que havia sido vencedor em uma modalidade em 2009 (primeiro ano do Prêmio), sagrou-se campeão, nesta edição, em duas submodalidades: poesia de cordel e história em quadrinhos.
O autor do cordel “Serra, sertão e litoral: juntos no combate ao trabalho infantil” é o estudante Francisco Igor Alves Gomes, da Escola José Paulo de Sousa. Já a história em quadrinhos “O drama de João e Maria” foi produzida pelo estudante Kessi Diones Oliveira da Silva, da Escola 13 de Maio.
Na submodalidade música, a vencedora foi a aluna Naiara de Melo Silva, da Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves, do Município de Sobral, que apresentou a composição “Criança na Escola”.
Já na submodalidade paródia, o vencedor foi um grupo de estudantes da Escola Joaquim Napoleão Pinheiro, do Município de Deputado Irapuan Pinheiro, pela composição “Criança não trabalha”.
O município de Beberibe, litoral leste do Ceará, conquistou o primeiro lugar na submodalidade pintura, com o quadro “O reflexo do meu sonho”, de autoria da estudante Jéssica da Silva Sousa, do 9º ano da Escola Germano José do Nascimento.
Já a estudante Rafaela de Lima, da Escola Professora Ofélia Portela Moita, do Município de Tianguá, foi a vencedora da submodalidade desenho, com a obra “Criança tem que estudar”.
Além de troféus e medalhas a todos os estudantes, escolas, professores orientadores, coordenadores pedagógicos escolares e coordenadores municipais finalistas, a coordenação do Peteca ofertou um MP5 aos estudantes clãssificados em terceiro, quarto e quinto lugares (nas submodalidades que tiveram mais de três finalistas). Já os vice-campeões receberam microssystems e os vencedores levaram para casa câmeras digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário