quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Investimento público aumenta em ano eleitoral segundo pesquisa do Ipea

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base em dados de 1995 a 2011 demonstra que os investimentos do Governo Federal, dos estados e dos municípios são influenciados pelo calendário eleitoral.
Isso significa que o ano que começa agora, ano de eleições estaduais e municipais, é o fim das vacas magras para o Ceará e os demais Estados brasileiros. Os gastos públicos aumentam no ano de pleito e no ano seguinte há contenção das despesas, como aconteceu em 2011.
“Os anos subseqüentes às eleições presidenciais e dos governadores estaduais normalmente coincidem com quedas muito fortes da taxa de investimento público, relacionadas a programas de ajustes fiscais, que posteriormente são revertidas no decorrer do ciclo eleitoral”, descreve o comunicado do instituto.
Além da eleição estadual e federal, os municípios também são influenciados pelas eleições para prefeitos e vereadores, o que acarreta em um ciclo bienal de expansão e contingenciamento de gastos.
Na avaliação do economista Gil Castello Branco, do site Contas Abertas (especializado em gastos públicos), o ciclo de expansão e contingenciamento do orçamento é ruim por causa da descontinuidade e faz com que obras fiquem paradas. Além disso, “fica claro que o ritmo está mais relacionado ao interesse político do que ao interesse público".

Nenhum comentário:

Postar um comentário