segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Prefeito Veveu Arruda Lança Projeto "Escola Aprender Melhor" um investimento para Sobral de mais de 60 milhões na área de educação



DSC02364




Prefeito Veveu Arruda lançou o  Projeto Escola Aprender Melhor, que contou com as presenças do Chefe de Gabinete Dr. Ivo Gomes, do presidente da Assembléia Legislativa, Roberto Cláudio,deputado estadual professor Teodoro Soares, da Secretária de educação e primeira dama  Izolda Cela,vereadores,Suplentes,lideranças,professores diretores  e grande participação da sociedade sobralense.Veja abaixo o projeto na íntegra. 


INFRAESTRUTURA:
1ª Etapa do Programa de Construção de Unidades Escolares e Quadras Esportivas, que beneficiará 11 bairros e 3 distritos de Sobral.
Construção de 8 Centros de Educação Infantil nos bairros: Vila Recanto, Domingos Olímpio, Conjunto Santo Antônio, Padre Palhano, Alto da Brasília, COHAB II, Santa Casa e Vila União.

Construção de 5 Escolas de Educação infantil e Ensino Fundamental nos bairros: Conjunto Parque Santa Clara, COHAB III, Colina e nos distritos de Aracatiaçu e Jordão.

Construção de 2 quadras cobertas (Escola Coronel Araújo Chaves - distrito de Taperuaba, comunidade da Bilheira e Escola Maria José Ferreira Gomes - bairro Padre Palhano).

1ª etapa do Programa de Ampliações, que contemplará 41 das 45 escolas que compõem atualmente a rede municipal de ensino:
- Serão construção de 29 salas de aulas, 22 bibliotecas, 14 laboratórios de informática, 01 telecentro, 04 salas multifuncionais, 04 salas administrativas, 09 banheiros para alunos e funcionários e 2 Auditórios.

1ª etapa do Programa de Reformas, que contemplará 19 prédios escolares:
      Passarão por reformas os seguintes prédios: Creche Hilda Portela (Aprazível), Edifício José Francisco Albuquerque (Pedra de Fogo), Anexo João Evangelista (São Joaquim), Benedito Enoc (Patos), Dolores Lustosa (Sede), Anexo Santa Rita (São João - Aracatiaçu), Edifício Ayres de Sousa (Setor III - Jaibaras), Escola Joaquim Barreto (Setor III - Jaibaras), Creche Francisco Alves (Bonfim), Edifício José Rodrigues de Sousa (Várzea Redonda), Edifício Paulo de Almeida Sanford (Escola Agrícola), Escola José Parente Prado (Sede), Carmosina Ferreira Gomes (Cedro), Creche Zuli Albuquerque (Jaibaras), Edifício João Pinto de Oliveira (Ipueirinhas), Edifício Monsenhor José Osmar (Jaibaras), Edifício José Adalberto (Marrecas), Maria José Santos Ferreira (Sede), Netinha Castelo (Sede), Edifício Francisco Felicíssimo (Carnaúbas), Padre Osvaldo (Sede) e Vicente Antenor (Rafael Arruda).

1ª etapa do Programa Escola de Tempo Integral
A partir de janeiro de 2012, duas escolas da rede municipal participarão do projeto piloto do Programa Escola de Tempo Integral. São elas, a Escola Ministro Ciro Gomes, que a prefeitura de Sobral construiu no interior da Vila Olímpica, localizada no bairro da Colina. E a Escola Coronel Francisco Aguiar, localizada no distrito de Aracatiaçu.

1ª etapa do Programa Escola Acessível
As ações do Programa visam promover a acessibilidade em 22 das 45 escolas da rede municipal, por meio de adequação arquitetônica e aquisição de recursos de tecnologia assistiva para a educação especial através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

1ª etapa do Programa de Salas de Recursos Multifuncionais
Serão implantados equipamentos adequados para Atendimento Educacional Especializado para alunos portadores de necessidades especiais em salas multifuncionais de 23 das 45 escolas da rede municipal.

Programa Caminho da Escola
Aquisição de 7 novos ônibus escolares para transporte de alunos.

Programa Laboratórios de informática
Todas as 45 escolas da rede municipal serão dotadas de laboratórios de informática, totalizando 741 computadores com acesso à Internet, mobília e ar condicionado
No eixo de VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, o Projeto Escola Aprender Melhor traz as seguintes propostas:
1) Posse de 91 professores aprovados em concurso público.

2)Abertura de Concurso Público com 160 vagas para professor:

3) Abertura do processo para realização de concurso público para professores da educação infantil, ensino fundamental inicial e ensino fundamental final.

4) Ampliação e aumento da Gratificação de Produtividade Docente
Os professores do 6º ao 8º ano passarão a receber o incentivo salarial mensal mediante resultado da aprendizagem de suas turmas, caso alcance a média do município. Atualmente recebem esta gratificação os professores do 1º ao 5º e 9º anos.

5) Enquadramento de 37 professores na progressão da carreira do magistério
Os professores irão obter mudança de classe por meio da titulação, de acordo com o Plano de Carreira e Renumeração (PCR).

6) Programa Cuidando do Mestre
Programa em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), inclui oficinas de prevenção em saúde, buscando promover a saúde e a qualidade de vida do professor.

7) Programa Professor Rumo à Informática
Por este Programa, 328 professores em exercício de sala de aula receberão bônus no valor de R$ 800,00 para aquisição de computador ou notebook.

Para o FORTALECIMENTO DA GESTÃO COM FOCO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR, a Prefeitura atuará com as seguintes ações:

1) Seleção de gestores escolares

Realização de seleção meritocrática de 50 vagas para diretores e coordenadores pedagógicos das escolas.



2) Formação, em serviço, para os 45 diretores escolares.



3) Gratificação de Produtividade ao Núcleo Gestor
Incentivo salarial mensal para o Núcleo Gestor da Escola (diretor, vice, coordenador e secretário) mediante resultado de aprendizagem de suas turmas, que alcancem a média do município

4) Programa Mais Educação
Inclusão de 30 das 45 escolas da rede municipal no Programa Mais Educação que ampliar o tempo escolar de 3.500 alunos na perspectiva de educação integral. Em Sobral, o Programa Mais Educação vai fazer parte do Programa Jornada Ampliada que já atende a 6.300 alunos do ensino fundamental no turno complementar, com carga horária de 15 horas semanais. São atendidos por 170 profissionais que participam de uma formação mensal nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música, Contação de Histórias, Esporte e Informática.

5) Ampliação da avaliação externa para alunos da educação infantil e todos do ensino fundamental
Atualmente, o município de Sobral avalia 17.014 alunos da Educação Infantil V, do 1º ao 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Com a ampliação, serão incluídos alunos do Infantil IV e do 6º ao 8º ano, totalizando 28.577 alunos avaliados semestralmente.

6) Fardamento escolar para todos os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental:
Aquisição de 32.120 fardamentos escolares distribuídos em 3 etapas até dezembro de 2011.

7) Programa Um Computador Por Aluno (PROUCA):
Aquisição de 2.000 computadores portáteis do tipo Netbook, com conteúdos pedagógicos, destinados aos alunos do 5º ano com o objetivo de promover a inclusão digital.

8) Sobral ℮-jovem:
Seleção e formação de 82 alunos do programa ℮-jovem para atuarem como estagiários nos 41 laboratórios de informática das escolas municipais. Cada monitor receberá uma bolsa no valor de R$ 314,00. Após o período de estágio, eles serão avaliados pela Escola para contratação como monitores.

9) Formação dos cuidadores educadores:
Formação mensal para 56 profissionais que auxiliam no desenvolvimento do aluno do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Educação Especial em sala de aula regular e durante o atendimento nas salas multifuncionais.
10) Curso de aprofundamento em Matemática e Língua Portuguesa 
A oportunidade de formação será oferecida a todos os professores do 5º ao 9º ano, que poderão aderir voluntariamente ao Programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário