domingo, 25 de setembro de 2011

Projeto social desenvolvido em Sobral será implantado na região NE


Municípios da região Nordeste com elevado número de mortalidade infantil serão beneficiados com o programa Trevo de Quatro Folhas, implantando em Sobral desde 2001, com a participação das chamadas "mães sociais", mulheres da própria comunidade com a função de acompanhar mães e crianças em risco e sem o apoio da família.
O anúncio foi feito nesta sexta-feira (24) através da coordenadora de concurso promovido pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), Maria Elisa Bernal, onde premiadas iniciativas empreendedoras em inovação social que inspiram políticas públicas regionais.
“Hoje, tivemos a notícia de que o projeto [Trevo de Quatro Folhas] será implementado em todo o território brasileiro, iniciando pelo Nordeste em municípios onde há mais mortalidade infantil. O Ministério da Saúde já o assumiu como seu e irá dar continuidade. Esse é o nosso ideal", ressalta Maria Elisa.
Segundo a representante do Trevo de Quatro Folhas, Francisca Júlia dos Santos Souza, os trabalhos do grupo começaram com o apoio às mães carentes que não tinham com quem deixar seus filhos quando davam à luz a outro bebê. “O Trevo veio para resolver essa questão. Hoje, temos muitas mulheres capacitadas como mães sociais que assumem as tarefas domésticas da gestante carente para que ela possa ter repouso quando precisa e para que ela tenha com quem deixar os outros filhos para ir às consultas médicas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário