quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeitura de Sobral promove o Mercado do Artesanato

O Projeto Mercado do Artesanato integra o Fundo Estadual de Cultura, do Governo do Estado do Ceará e abrange a formação de 500 artesãos de Sobral e região norte, incluindo atividades teóricas e práticas.
A proposta do evento, coordenado pela STDE de Sobral, por meio do Programa Trabalho Pleno, é estimular o desenvolvimento e aprimoramento do artesanato sobralense, como expressão cultural e geração de renda visando, ainda, o fortalecimento da economia local.
Com uma temática voltada para a identidade cultural, o Evento tem como ênfase a formação em nossa história, para que os produtos artesanais desenvolvidos a partir do evento sejam mais representativos de nossa cultura, agregando valor cultural às peças, como elemento impulsionador da comercialização dos bens produzidos artesanalmente.
O Evento é composto por atividades teóricas – palestras, cortejos, aula-espetáculo, visitas guiadas ao Centro Histórico – e atividades práticas, como oficinas de aproveitamento de tecidos; bordado (rechilieu, cheio); artes plásticas em gesso, madeira, cipó, palha de carnaúba; tecelagem, pinturas, reciclados, gastronomia e couro.
O encerramento, no dia 30 de setembro, acontecerá com um encontro dos mestres da cultura popular: Irmãos Aniceto (Crato-Ce); Reisado do Mestre Antônio Ferreira (Lagoa do Mato/Aracatiaçu); e grupo de Martônio Holanda.
No período de 05 a 13 de outubro será inaugurado, na Casa da Cultura, uma exposição onde serão expostos os produtos desenvolvidos no Mercado do Artesanato. 
O evento ocorrerá no período de 27 a 30 de setembro, no Centro de Convenções. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário