segunda-feira, 12 de setembro de 2011

PIB cearense do 2º trimestre será divulgado na segunda-feira (12)


O desempenho da economia cearense no segundo trimestre e no semestre de 2011, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB) - a preços de mercado e valor adicionado -, será divulgado na próxima segunda-feira (12), às 14horas, pelo Instituto de Pesquisa Estratégia Econômica do Ceará (IPECE), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) do Governo do Estado.
Os números serão anunciados durante entrevista coletiva aos meios de comunicação social, que será realizada no Auditório da Secretaria, no 2º andar do Edifício SEPLAG, no Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no Cambeba. Dentre os presentes na coletiva, o secretário de Planejamento, Eduardo Diogo, e o diretor Geral do IPECE, professor Flávio Ataliba 
O trabalho do IPECE sobre o PIB cearense faz um comparativo dos resultados do segundo trimestre deste ano em relação a igual período do ano passado, bem como do primeiro semestre de 2011 em comparação aos primeiros seis meses de 2010. São avaliados o desempenho em três grandes áreas: agropecuária; serviços e indústria.
Duas áreas (indústria e serviços) – a exceção é o setor agropecuário - são segmentadas, como, por exemplo, de serviços, que inclui comércio; alojamento e alimentação; transportes; intermediação financeira; aluguéis e administração pública. Na indústria, dentre outros, existem alimentos e bebidas; têxtil; vestuário e acessórios; calçados; produtos químicos e metalurgia básica. Em cada uma o estudo demonstra o desempenho.
Pelo resultado obtido no segundo trimestre e no primeiro semestre de 2011 – tendo como parâmetro também a evolução do PIB Nacional, divulgado no último dia 02 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – é possível traçar perspectivas para o fechamento do Produto Interno Bruto cearense para o ano de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário