quarta-feira, 9 de maio de 2012


Pesquisa aponta crescimento da indústria cearense em março


Dados da Pesquisa Indicadores Industriais, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Industrial do Ceará (INDI), da Federação das Indústrias do Ceará (FIEC), revela que a indústria cearense apresentou resultados favoráveis em março.
O desempenho foi positivo em cinco das seis variáveis pesquisadas. Com isso, no trimestre, a variável vendas totais acumulou expansão de 7,22%, enquanto as exportações cresceram 8,10% e a massa salarial real apresentou variação de 2,9%.
Considerando apenas o mês de março, as vendas totais apresentaram expansão real de 13,1% em relação a março de 2011. Em comparação a fevereiro, o faturamento da indústria expandiu-se 21,58%, desempenho superior à indústria nacional, cuja variação anunciada pela CNI alcançou 17,3% na mesma base de comparação.
As exportações cearenses em março alcançaram US$ 79,63 milhões, acréscimo de 5,45% em relação a fevereiro. Com o resultado, a participação da indústria no total exportado elevou-se de 69,7% no primeiro trimestre de 2011, para 72,4% em 2012.
Também em março, a indústria de transformação cearense apresentou decréscimo de 4,60% na variável pessoal total empregado, em comparação ao mesmo mês de 2011.
“É interessante sublinhar que o comportamento dessa variável apresenta alguns meses de defasagem, de modo que a elevação nas vendas só gerará contratações caso seja mantida nos próximos meses”, diz Pedro Jorge Viana, coordenador da Unidade de Economia e Estatística do INDI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário