quinta-feira, 10 de maio de 2012


Safra agrícola no Ceará deverá cair pela metade em 2012, estima IBGE


A pífia quadra chuvosa no Ceará em 2012, que deixa 99 municípios em situação grave por conta da seca, já impactou na expectativa de safra para este ano no Ceará. De números recordes estimados no início do ano, a colheita de grãos em 2012, agora, promete ser, pelo menos, 50% inferior à safra do ano passado.
De acordo com o Levantamento Sistemático de Produção Agrícola de abril, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira, a colheita deste ano será de apenas 654 mil toneladas. Em 2011, a produção recorde foi de 1,3 milhão de toneladas.
Os dados demonstram a delicada situação em que o Estado se encontra por conta da falta de chuvas. Na estimativa anterior, de março, o IBGE ainda projetava safra recorde de 1,4 milhão de toneladas.
'Situação crítica' 
"Isso é decorrente desse quadro dantesco que estamos enfrentando. Equivalente a esta seca só tivemos em 1958. É um negócio crítico. A desse ano é comparável às piores secas do século passado, e a tendência é piorar", alerta o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).
De acordo com ele, é necessária uma ação especial, principalmente no sentido de disponibilizar recursos para uma previsão mais segura da quadra chuvosa. "É uma demonstração de que o quadro muda. Os recursos disponíveis que permitiem uma previsão mais segura não estão muito confiáveis. Não conheço uma entidade de caráter nacional ou regional que tenha feito uma previsão negativa no início do ano. Pelo contrário, essa ideia de 70% de período seco e 30% de período normal só surgiu de um mês para cá", afirma.
No País
Em contrapartida, a projeção de safra a nível nacional registrou um leve incremento (0,5%) de março para abril. Agora, de acordo com o IBGE, espera-se que sejam colhidas 159,3 milhões de toneladas de cereais, leguminosas e oleaginosas em todo o País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário