quinta-feira, 17 de maio de 2012


CE tem internet em 16% das casas

Apenas 16,2% dos domicílios do Ceará possuem microcomputador com internet. O percentual é o quarto pior do País. Já levando em conta aparelhos que não possuem ligação com a rede mundial de computadores, são pouco mais de 21% no Estado. O Brasil ocupa a 63ª posição no ranking mundial de países com mais domicílios que têm acesso à internet. São cerca de 33% dos 6,192 milhões de unidades levantadas pelo Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O País está na média mundial, mas poderia estar em posição melhor se não fosse a falta de conhecimento e de interesse da população, segundo o novo mapa da inclusão digital elaborado por FGV (Fundação Getulio Vargas) e Fundação Telefônica.
Excluídos
De acordo com o estudo, 64,6% das pessoas excluídas (6,6 milhões) não sabem ou não acham necessário conectar-se à rede mundial. Mesmo a inclusão de 40 milhões de pessoas na classe C não foi suficiente para ampliar o acesso à internet. Na comparação com outros países, o Brasil fica atrás do vizinho Uruguai (57ª) e do Chile (53ª) e à frente da Argentina (66ª), do México (89ª), da África do Sul (108ª) e da Índia (126ª). A China não foi incluída no mapa por falta de informações oficiais.
"O Brasil é o excelente retrato do mundo, mas ainda falta convencer e educar as pessoas para o acesso à internet. A falta de dinheiro não tem sido o principal problema", disse o responsável pelo mapa, o economista Marcelo Neri.
DF lidera
O Distrito Federal é a unidade da federação com mais domicílios que têm acesso à internet, seguido de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná. Os piores são Maranhão, Piauí, Pará, Ceará e Tocantins -todos nas regiões Norte e Nordeste. Entre os 20 municípios brasileiros com maior número de moradias conectadas, São Caetano do Sul (SP) lidera.
O ranking é dividido com Vitória (ES), Santos (SP), Florianópolis (SC) e Niterói (RJ), esta última superior à capital, Rio de Janeiro. Na outra ponta, 18 municípios nos Estados de Piauí, Maranhão, Pará e Amapá não têm acesso à internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário