segunda-feira, 21 de maio de 2012


CE vai construir 1500 cisternas para combater efeitos da seca, diz governo

O governador Cid Gomes (PSB) anunciou nesta sexta-feira (18) a implantação de 1500 sistemas de abastecimento de água. As “cisternas”, como são conhecidas, serão construídas com R$ 180 milhões do governo federal. No entanto,
o governador reconheceu a dificuldade para executar as obras. “Eu estou preocupado que a gente não dê conta de fazer. Recursos vão estar disponíveis para que a gente implante”, disse Cid, durante entrevista coletiva, após reunião com demais governadores do Nordeste sobre oportunidades de negócios para a região, em Fortaleza.

Segundo Cid, o problema é fazer a tempo os projetos. “A execução disso não é tarefa fácil. Nós vamos perfurar mais de mil poços”, explicou. A ação é uma das medidas de enfrentamento à seca, previstas pelo governo federal em conjunto com os estados. “Há medidas emergenciais. Mas também medidas para que a gente esteja preparado para conviver melhor com a seca”, disse.
No Ceará, cerca de 240 mil agricultores estão inscritos no programa Garantia Safra, segundo o governador. “Isso quer dizer que eles já começarão, nós estamos trabalhando para isso, para receber em junho, parcelas que, com certeza vão atenuar. E isso sem dever favor a ninguém, sem ter de pedir esmola a ninguém”.
Cid Gomes citou ainda a estratégia do mercado de se aproveitar da escassez para elevar preços. “São medidas que vão permitir que numa seca que venha próximo ano, estejamos preparados. Há alguma coisa relevante já sendo feita. Nós não estamos sendo pegues de surpresa”, afirmou .
Financiamentos
Segundo o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Santiago, uma das medidas da instituição financeira para combater a seca é financiamento com juros e prazos diferenciados para os micro e pequenos agricultores familiares. A ação foi feita com autorização do Conselho Monetário Nacional e prevê financiamentos de até R$ 12 mil para os micro e pequenos agricultores. “É extramente significativo para essas famílias. Com uma taxa de juros de 1% ao ano, com prazo de dez anos para pagar, com carência de três anos”, acrescentou Santiago.
Além disso, o presidente do BNB explica que quem pagar em dia tem direito a desconto de 40% no valor da prestação. “Ele vai pagar menos do que o que ele está tomando emprestado”, afirmou.
De acordo com o presidente do BNB, também está disponível nas agências do banco a possibilidade de renegociação de financiamento de dívidas de micro e pequenos agricultores rurais que tenham financiamento com o BNB e que se localizem nas cidades em situação de emergência, em função da seca.
"Se o produtor rural tem uma prestação que vence em 2012, e a cidade dele está dentro da emergência em função da seca, o banco vai pegar a parcela que ele teria de pagar este ano e prorrogar para os anos seguintes", explicou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário