quinta-feira, 3 de maio de 2012


Brizola Neto Toma posse e fala em modernizar relações de trabalho 


O novo ministro Brizola Neto ao cumprimentar a presidente Dilma Rousseff (Foto: Roberto Stuckert Filho / Presidência)
No discurso de posse como novo ministro do Trabalho, Brizola Neto (PDT-RJ) defendeu nesta quinta-feira (3) a modernização da atuação do ministério para regular as relações de trabalho e disse que a pasta precisa ser "ágil, transparente e inovadora". Durante sua fala, ele citou o avô Leonel Brizola, fundador do PDT e ex-governador do Rio.
"Se o ministério que assumo hoje nasceu nos anos 30, a função de equilibrar as relações trabalhadoras continuam. Não se quer dizer que as relações de trabalho não devam ser modernizadas, sobretudo num mundo que experimenta inovações tecnológicas inéditas. Necessitamos que a interferência do Estado nessas relações se atualize. As empresas mais modernas e eficientes são as que entendem seus trabalhadores como parte. Não é apenas para o trabalhador, mas também da empresa o interesse de que as relações de trabalho evoluam", discursou o novo ministro.
"Se o traballho é parte da coluna cervical do país, o Ministério do Trabalho deve estar à altura desse imenso desafio. [...] É preciso que [o Ministério do Trabalho] seja ágil, transparente e inovador", completou Brizola Neto.
Para o novo ministro, a função estatal de regular as relações trabalhistas não pode perder de vista "a valorizaçao do trabalho, a dignificação do trabalhador e o entendimento de que é ele [trabalhador] o princípio, meio e fim de toda atividade econômica.”
Durante sua fala, Brizola Neto citou o avô e outros ícones da luta pelos direitos trabalhistas. "O sobrenome que possuo integra a linhagem de brasileiros ilustres que se inicia com Vargas, passa por João Goulart e termina com a figura saudosa de meu avô, Leonel Brizola."
O novo ministro afirmou também que ficou honrado com o convite da presidente Dilma. "O que preenche meu coração e pensamentos nesse instante é o dever de [cumprir as expectativas]."

Nenhum comentário:

Postar um comentário