sexta-feira, 1 de junho de 2012


Prefeitos discutem projeto de criação do Aterro Sanitário Regional de Sobral

O Prefeito de Sobral Veveu Arruda, o Secretário das Cidades, Camilo Santana, e prefeitos dos municípios de Moraújo, Frecheirinha, Pacujá, Graça, Forquilha, Groaíras, Santana do Acaraú, Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha e Massapê se reuniram, nesta quarta-feira, 30 de maio, no Auditório da Prefeitura de Sobral, para eleger a diretoria do Consórcio que irá administrar o Aterro Sanitário de Sobral.
O atual presidente do Consórcio, Prefeito de Cariré, Antônio Martins, foi reeleito e o Prefeito Veveu foi eleito vice-presidente do consórcio que já tem uma nova reunião marcada para o dia 12 de junho, às 10h, em Sobral. O Consórcio é formado pelos municípios de Alcântaras, Cariré, Coreaú, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mocambo, Santana do Acaraú e Sobral. 
De acordo com o Secretário das Cidades, Camilo Santana, o Estado já tem recursos assegurados para a construção do aterro que será financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). "O grande desafio, não é só a construção do aterro, é fundamentalmente a operação dele", afirmou o secretário.
O Prefeito Veveu defendeu que a criação do Aterro Sanitário Consorciado de Sobral é importante para o desenvolvimento Regional e local e que é necessário o envolvimento de toda a população. "Estou convencido da necessidade de fazer o consórcio na Região de Sobral porque é politicamente correto, gera emprego e renda. Temos que fazer esse aterro o quanto antes", afirmou. 
A criação do aterro faz parte de um programa do Governo do Estado, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia a criação de aterros sanitários regionais no Ceará. O Aterro Sanitário Regional deverá ser implantado na mesma área do aterro municipal de Sobral, às margens da estrada que dá acesso ao Distrito de Jordão. 
Segundo o coordenador do Consórcio, Francisco Vieira Paiva , o projeto está em fase de licenciamento e o valor estimado da obra é de R$ 17 milhões e a previsão é de que a conclusão seja em junho de 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário