quinta-feira, 14 de junho de 2012


Projeto investirá US$ 300 milhões no Ceará




A Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) divulgou, na manhã de ontem, nesta cidade, quais são as ofertas de projetos de desenvolvimento sustentável que está disponibilizando aos 28 municípios do Cariri. As ações serão implementadas até o ano de 2014. Todas elas já haviam sido analisadas desde o ano passado, quando foram elaborados o Plano Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e o Plano de Desenvolvimento Rural do Estado. Agora, o Governo dirá quais são os recursos que dispõe para executar as metas e estabelecer datas para o início das ações.
Até o fim deste mês, a SDA pretende implantar o projeto São José III que deverá universalizar o acesso a água às famílias que residem no meio rural. Inicialmente, serão beneficiadas apenas as comunidades com mais de 50 famílias. Ao todo, serão investidos cerca de US$ 300 milhões no Ceará, para o abastecimento de água e idealização de projetos produtivos. Essas ações estão inseridas no Pacto de Combate a Seca, que foi firmado entre os Governos Federal e Estadual. A execução do projeto dependerá somente da formalização dos acordos de empréstimos. Logo em seguida serão abertos os editais de chamamento público para a seleção das demandas de cada um dos territórios. O São José III irá atuar em todos os Municípios do Ceará, exceto Fortaleza.Para apresentar os projetos que atendem as demandas do Plano Territorial do Desenvolvimento Sustentável e discutir o papel do colegiado na implementação e das ações, a SDA convocou agricultores, secretários de Agricultura dos Municípios, representantes de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, associações, além de instituições como a Federação dos/as Trabalhadores/as na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Ematerce e Instituto Agropolos. O objetivo principal foi que todos os 28 municípios do Cariri apresentassem suas necessidades na implementação de políticas de desenvolvimento sustentável e de enfrentamento ao período de estiagem.

Atualmente, os projetos de maior necessidade são os de abastecimento de água. Para atender a essa urgência, já está sendo executado o projeto Cisternas de Placas, por meio dele estão sendo construídos mais de 8 mil depósitos de água em todo o Estado. No beneficiamento das famílias que residem na zona rural e que estão sofrendo com os efeitos da estiagem, o Estado ainda irá implantar o projeto Quintais Produtivos, que deverá irrigar as plantações de pequenos pomares de frutas e hortaliças, por em prática o Pacto Federativo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que tem a função de universalizar a assistência técnica para os agricultores de base familiar no território e ainda contemplá-los com a regularização fundiária, que irá titular as terras.
Mais informações:
Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará
Avenida Bezerra Menezes-1820
Bairro São Geraldo - Fortaleza
Telefone: (85) 3101.8002

Nenhum comentário:

Postar um comentário