sexta-feira, 29 de junho de 2012


Ceará beneficiado com R$ 229,3 milhões para aplicação na Rede Cegonha
Vinte e três municípios do Ceará serão beneficiados com o total de R$ 229,3 milhões destinados para o desenvolvimento do programa do governo federal (Ministério da Saúde) Rede Cegonha, onde são direcionadas melhorias para maternidades e ações voltadas para assistência à mulher e à criança.
Fortaleza, Sobral, Brejo Santo, Juazeiro do Norte, Barbalha e Quixadá já habilitaram alguns dos serviços e estruturas para a implantação da Rede Cegonha. Por isso, já vão começar a receber a parte correspondente do dinheiro, em doze parcelas retroativas a maio deste ano.
Os recursos serão utilizados para o custeio de 27 Centros de Parto Normal e 22 Casas da Gestante, Bebê e Puérpera; criação de 263 leitos de Gestação de Alto Risco, 70 leitos de UTI Adulto tipo II, 176 leitos de UTI Neonatal tipo II, 321 leitos de UCI Neonatal e 135 leitos de UCI Canguru. Além disso, também serão qualificados 203 leitos de Gestação de Alto Risco, 96 leitos de UTI adulto tipo II, 117 leitos de UTI Neonatal tipo II e 156 leitos de UCI Neonatal.
Os demais 17 municípios estão em fase de habilitação de suas estruturas e serviços, conforme prevê o Plano de Ação da Rede Cegonha.
Rede Cegonha
Instituído desde 2011, a Rede Cegonha em 2011 prevê medidas que garantam à mulher orientação sobre planejamento familiar e atendimento de qualidade durante a gravidez, o parto e o puerpério, além de garantir à criança o direito ao nascimento seguro e ao desenvolvimento saudável.
Outra vertente do programa é reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no Brasil, ainda considerados elevados, principalmente em relação aos países desenvolvidos.
Confira, abaixo, a relação dos municípios cearenses: 
Confira, abaixo, a relação dos municípios cearenses: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário