quarta-feira, 13 de junho de 2012

Campanha de vacinação contra Poliomelite começa dia 16 em todo o país

A meta do governo é vacinar 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos contra a pólio.
Cento e quinze mil pontos em todo o país deverão aderir à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2012, que será no próximo sábado (16). Neste ano – quando a imunização será feita em dose única, com duas gotinhas – a meta do governo federal é vacinar 14,1 milhões de crianças menores de 5 anos.
Não há casos de pólio há 23 anos, conforme a Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. A campanha é teve início no Brasil desde 1980. Entretanto, 16 países ainda registram casos, sendo três deles com situação endêmica – Afeganistão, Paquistão e Nigéria.
Serão distribuídos 23 milhões de doses em todo o país. Segundo o ministério, os investimentos com a campanha somaram R$ 37 milhões, repassados aos estados e a municípios, sendo R$ 16 milhões apenas com a aquisição da vacina.
Vale ressaltar que a dose deve ser evitada apenas se a criança apresentar febre ou algum tipo de doença aguda. A partir de agosto, as crianças que estão começando o esquema vacinal e nunca foram imunizadas contra a pólio vão receber a primeira dose aos 2 meses e a segunda aos 4 meses de forma injetável. A terceira e a quarta dose, aos 6 meses e aos 15 meses, assim como as demais doses de reforço, continuam com a vacina oral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário