segunda-feira, 2 de abril de 2012

PT se reúne com PSB para discutir trocas de apoio para disputas de outubro


O PT fará hoje com o PSB a primeira reunião partidária oficial para discutir trocas de apoio para a disputa municipal de outubro. Os petistas, munidos de um mapeamento do cenário eleitoral, desde o ano passado acompanham de perto qual a política de aliança em andamento no grupo de 118 municípios acima de 150 mil eleitores - considerados, mais do que uma prioridade, "uma necessidade".
As cidades mais relevantes, que reúne 55,5 milhões de eleitores, representam cerca de 41% do total do país. São polos de formação de opinião, por contarem com universidades e retransmissoras de TV, e onde despontam os líderes com projeção nacional.
Segundo o levantamento, o PT decidiu que terá candidato próprio em 86 (73%) destas grandes cidades. Em 75 já há definição do nome e nas outras 11 o partido ainda precisa escolher quem disputará o cargo. A sigla dará apoio a outras legendas em 13 municípios; nos 19 restantes debate se sai ou não. 
Os aliados aos quais os petistas estão fazendo mais concessões nos grandes centros são PMDB, com quem já há alianças em quatro municípios, podendo chegar a dez; e o PDT, hoje em três municípios, podendo totalizar nove. A quantidade de acordos está ligada ao peso destes partidos no G-118. Enquanto o PT é o líder no número de grandes prefeituras, 33 (28%), o PMDB, com 20 (17%), e o PDT, com 16 (13,5%), vêm em seguida.
Para o secretário nacional de organização do PT, Paulo Frateschi, o resultado nas eleições municipais terá um efeito direto na correlação de forças entre os partidos que se acotovelam por espaço na ampla base da presidente Dilma Rousseff.
Ele poderá aumentar ou diminuir o poder de reivindicação e mudar, por exemplo, acordos já feitos, como o que dá preferência ao PMDB na eleição do comando da Câmara e do Senado, com informa a reportagem publicada no jornal Valor Econômico.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário