terça-feira, 9 de agosto de 2011

Dilma: estamos mais fortes para enfrentar a crise


O Brasil está muito bem preparado para enfrentar uma piora do cenário econômico internacional. Segundo a presidente Dilma Rousseff, a situação atual é melhor do que em anos anteriores de turbulência nos mercados. “Demos passos muito grandes na direção de uma estabilidade. É a segunda vez que a crise afeta a mundo e pela segunda vez o Brasil não treme”, afirmou hoje a presidenta, em declaração à imprensa, após encontro com o primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper.
De acordo com a presidenta, o país possui quase 60% a mais de reservas internacionais, o que corresponde a cerca de US$350 bilhões. Esses recursos garantem que o Brasil tem dólares para bancar suas contas com o exterior (importações, pagamento de juros da dívida externa), evitando uma alta muito forte na cotação da moeda norte-americana frente ao real.
“Temos clareza de que não somos imunes, não vivemos numa ilha, mas sabemos que o Brasil tem força suficiente para fazer face a essa conjuntura”, resaltou. “A melhor forma de enfrentar a crise é continuar o processo de desenvolvimento.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário