segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Roberto Cláudio é o prefeito eleito

Foto: Não nos acomodemos com pesquisa, trabalhemos incansavelmente, militemos de todas as formas legítimas para conscientizarmos aqueles que ainda estão em dúvida, liguemos para os amigos, peguemos uma bandeira e gritemos aos quatro cantos que o 40, Roberto Cláudio, é o melhor para Fortaleza. 40 40 40. Por nossa querida Fortaleza.


Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra (PSB), 37 anos, será o próximo prefeito de Fortaleza. Ele foi eleito, ontem, para o período que começa no dia 1º de janeiro de 2013 e vai até 31 de dezembro de 2016 com um total de 650.607 votos, representando 53,02% contra 46,98% correspondente a 576.435 votos dados a Elmano de Freitas (PT). A apuração terminou pouco depois das 19 horas.Natural de Fortaleza, Roberto Cláudio nunca havia ocupado ou mesmo disputado o Poder Executivo antes da eleição deste ano. Ele se candidatou pela primeira vez a um cargo público nas eleições gerais de 2006. Na época filiado ao PHS, conquistou seu primeiro mandato para a Assembleia Legislativa do Ceará. Em 2010, Roberto Cláudio migrou para o PSB e disputou novamente o pleito proporcional, se reelegendo deputado estadual com 16.022 votos somente na Capital.
Ligado politicamente ao governador Cid Gomes (PSB), Roberto Cláudio preside atualmente a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. A eleição deste ano foi a terceira da qual participou, sendo também a primeira na disputa majoritária. Apesar da experiência no Parlamento, o pessebista chegou a afirmar que foi na campanha da eleição majoritária que conseguiu compreender melhor os problemas enfrentados pela cidade.Até conseguir ser eleito prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio enfrentou uma disputa intensa. No primeiro turno, eram dez candidatos na Capital: Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PSB), Inácio Arruda (PCdoB), Heitor Férrer (PDT), André Ramos (PPL), Renato Roseno (PSOL), Valdeci Cunha (PRTB), Moroni Torgan (DEM), Francisco Gonzaga (PSTU) e Marcos Cals (PSDB). Roberto Cláudio aparecia entre as últimas colocações nas primeiras pesquisas e, ao longo da campanha, foi conquistando a liderança juntamente com Elmano de Freitas. Ficou em segundo lugar nas urnas, sendo eleito para o segundo turno.

A etapa seguinte do processo eleitoral foi marcada por uma disputa acirrada entre os dois candidatos. Com as pesquisas indicando empate técnico entre os prefeituráveis, ambos chegaram a reclamar de boatos e distribuição de panfletos apócrifos. O resultado foi algumas ações na Justiça. Apesar disso, os dois candidatos avaliaram a campanha do segundo turno como momento de aprofundamento das propostas e dos projetos políticos para a cidade de Fortaleza.

Nessa fase da disputa, Roberto Cláudio articulou novas alianças e conseguiu o apoio de quatro outros candidatos a prefeito no primeiro turno: Inácio Arruda, Moroni Torgan, André Ramos e Valdeci Cunha. Conseguiu ainda o apoio dos partidos que integraram a coligação do ex-postulante Heitor Férrer, o PDT e o PPS. Enquanto isso, Elmano de Freitas apostou no apoio de lideranças locais de seu partido, como o ex-presidente Lula e alguns ministros que integram o governo Dilma.
Chances
Tanto Elmano de Freitas quanto Roberto Cláudio foram ao segundo turno com chances reais de ser eleitos, protagonizando uma das disputas eleitorais mais disputadas da capital cearense. A abertura das urnas, ao final do dia, revelou o novo prefeito: Roberto Cláudio teve 53,02%, e Elmano teve 46,98% dos 1.227.042votos válidos computados em Fortaleza.

O resultado das eleições na Capital revela ainda que 16,63% dos eleitores aptos a votar se abstiveram de ir às urnas, o que representa um total de 268.168 eleitores. Além disso, 2,51% do eleitorado, ou seja, 33.782 pessoas votaram branco. Já outras 83.169, que representam uma parcela de 6,19% do eleitorado, decidiram anular o seu voto neste segundo turno. Ao todo, foram 1.344.017 votos apurados nos 591 locais de votação instalados na cidade. O processo eleitoral envolveu ainda 16.672 mesários. No próximo mês de dezembro, Roberto Cláudio será diplomado como o 49º prefeito de Fortaleza. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário